Semasa lança programação mensal de atividades de educação ambiental
Eventos em março são em comemoração ao Dia Mundial da Água
- Data: 06/03/2019 14:03
- Alterado: 06/03/2019 14:03
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Crédito:Divulgação / Semasa
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passa a contar com uma programação especial de atividades voltadas à educação ambiental. A partir deste mês de março, a autarquia divulgará mensalmente as ações, eventos e cursos, que são totalmente gratuitos e voltados a diversos públicos – desde crianças até professores.
E para celebrar o Dia Mundial da Água – comemorado oficialmente em 22/3 – o Semasa vai oferecer uma série de atividades, que já estão com as inscrições abertas. No dia 12, a autarquia vai promover um bate-papo sobre “O olhar da mulher para as questões ambientais”. Na sequência, no dia 13, tem início a primeira turma do curso de formação ‘Caminho das Águas’, voltado para docentes das redes públicas e privadas, e que ganhará uma segunda turma, aos sábados, a partir do dia 30/3.
Visitas e trilha – A ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará, equipamento histórico do município operado pelo Semasa para produção de 5% da água consumida na cidade também estará aberta para visitação nos dias 16 e 29/3.
Na Vila de Paranapiacaba, haverá trilha monitorada ao Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba no sábado – dia 23/3. Ao longo da caminhada, haverá um bate-papo em que serão abordados temas como a história da Vila de Paranapiacaba e a evolução do saneamento na região, a importância da exuberante Mata Atlântica na conservação dos recursos hídricos e a nascente do Rio Pinheiros, que fica abrigada nos limites do Parque.
Dia da Água – No dia 22, o parque da Chácara Pignatari receberá a exposição “Trajetória da Água em Santo André”, que ficará em exibição até o dia 24. Além disso, ainda no dia 22, a professora Marta Marcondes, da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), é convidada especial para uma conversa sobre o tema “Conhecendo o seu território por meio da água”. O encontro tem como objetivo despertar a reflexão de forma lúdica e alternativa para relação ser humano e água. Serão discutidos os benefícios das áreas verdes para a qualidade de vida, os impactos da degradação dos recursos hídricos na saúde humana, os rios urbanos, entre outras questões.
Algumas atrações têm vagas limitadas e, por isso, é necessário fazer a inscrição antecipadamente. Todas os detalhes, horários e informações podem ser consultados em http://bit.ly/agendaEA.