Semasa lança portal de Educação Ambiental voltado ao público infantil
Ferramenta oferece opção de entretenimento educativo para crianças
- Data: 10/06/2020 14:06
- Alterado: 10/06/2020 14:06
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
O Hendu é destinado a crianças de até 12 anos
Crédito:Divulgação/Semasa
Como parte das comemorações referentes ao Mês do Meio Ambiente, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou nesta quarta-feira (10/6) a plataforma interativa Hendu, para que crianças possam brincar e aprender mais sobre os conceitos ambientais por meio de material lúdico interativo totalmente on-line.
O Hendu é destinado a crianças de até 12 anos e é bastante intuitivo, facilitando o uso pelos pequenos (mesmo que não saibam ler) e, ao mesmo tempo, contextualiza e traz informações aos pais, orientando-os na sensibilização ambiental. Para acessar basta entrar em www.semasa.sp.gov.br/hendu.
O nome foi escolhido pela equipe de Educação Ambiental do Semasa, pois em tupi guarani, Hendu significa escutar, ouvir e entender. A partir de vídeos, jogos e outras atividades, a iniciativa complementa as ações realizadas pela equipe da autarquia nos últimos anos e tem o objetivo de introduzir a temática no dia a dia das crianças, principalmente neste período de isolamento social.
‘’Repentinamente tivemos que nos afastar e enfrentar uma situação totalmente nova junto aos nossos pequenos . A educação rapidamente teve que se reinventar e buscar alternativas para continuar presente na vida das crianças . A equipe de educação ambiental não parou e preparou com muito carinho uma excelente ferramenta para continuar nossos trabalhos de sensibilização ambiental com o público infantil’’, completa a diretora do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, Eriane Justo Savoia.
O portal faz parte do conjunto de esforços para a formação de pessoas para um novo modelo de sociedade, sempre com a intenção de promover ideias sustentáveis e de preservação ambiental, de forma a estar presente nos lares das famílias, além de se adequar para um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, que é o de ‘Educação de Qualidade’, assegurando educação inclusiva e de qualidade para todos.
Durante a quarentena as atividades se concentrarão de forma on-line, mas em breve, novidades em relação ao projeto serão desenvolvidas. Os pequenos também são incentivados a compartilhar suas criações junto à equipe do Hendu, para que possam ser exibidas no portal e, futuramente, no Facebook do Semasa.