Semasa inicia cercamento de parte da área do Parque do Pedroso

Trecho em obras vai da divisa com a área urbana de Santo André, até a portaria principal da Unidade de Conservação

  • Data: 13/03/2020 14:03
  • Alterado: 13/03/2020 14:03
  • Autor: Paloma Alvarez Alonso
  • Fonte: Semasa
Semasa inicia cercamento de parte da área do Parque do Pedroso

Início do cercamento do Parque do Pedroso

Crédito:Divulgação Semasa

Você está em:

Sob gestão e supervisão do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), começaram as intervenções para cercamento de uma nova parte do Parque Natural do Pedroso. Nesta primeira etapa, serão aproximadamente 200 metros, entre o limite do parque com a área urbana do município. Posteriormente, serão mais 700 metros até a portaria principal de acesso à Unidade de Conservação.

Os serviços estão sendo realizados sem nenhum custo para o poder público já que as obras são provenientes de compensação ambiental. Parte da área do Parque do Pedroso já possui cercamento que também foi realizado por meio de compensação pelas obras do Rodoanel.

O trecho atual foi escolhido por estar localizado na área limítrofe com a parte urbana e, por isso, sofrer com constantes descartes irregulares de resíduos em diversos pontos da Estrada do Pedroso (até a portaria).

Nesta semana, inclusive, as equipes da autarquia realizaram um mutirão de limpeza no local – em frente à rua Renascer – e foram removidas cinco toneladas de lixo, incluindo quatro sofás que foram descartados ilegalmente por moradores da região dentro da área de mata do Pedroso. Neste sentido, o cercamento visa coibir este tipo de crime ambiental e preservar a vegetação nativa do local. Os serviços devem ser concluídos no final de abril.

O Semasa tem trabalhado para revitalizar o Parque do Pedroso, que é uma Unidade de Conservação Permanente e que abriga importante remanescente de Mata Atlântica da região do ABC. Só neste ano, a autarquia também realizou a limpeza e manutenção da trilha que dá acesso à segunda torre do antigo teleférico, instalação de placas de identificação pelo parque e reforma de 47 churrasqueiras, 15 bancos, 7 quiosques, além de reposição e manutenção das lixeiras e mesas existentes.

A proposta de revitalização do Pedroso envolve ainda a reforma dos banheiros, da guarita e da antiga lanchonete. Todos estes espaços serão contemplados por meio de compensação ambiental, também sem custo para o poder público. Após a reforma da lanchonete, inclusive, está previsto processo licitatório para exploração comercial do local.

Compartilhar:

  • Data: 13/03/2020 02:03
  • Alterado:13/03/2020 14:03
  • Autor: Paloma Alvarez Alonso
  • Fonte: Semasa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados