Semasa e Prefeitura realizam mutirão de limpeza
Núcleo Maurício de Medeiros recebe o primeiro núcleo de proteção e defesa civil da cidade
- Data: 31/07/2013 16:07
- Alterado: 31/07/2013 16:07
- Autor: Bianca Fontes
- Fonte: Semasa
Crédito:
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André promoveram uma ação educativa integrada e de limpeza do núcleo Maurício de Medeiros, no Jardim Irene, no domingo (28/7). A intervenção inaugurou ou processo de identificação de lideranças para a formação dos primeiros NUPDECs (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) de Santo André.
A ação na comunidade do Jardim Irene foi dividida em dois dias. No primeiro encontro, no dia 21 de julho, os moradores puderam conhecer o projeto habitacional para remoções na área de risco, além de entender melhor o processo de coleta e destinação de resíduos sólidos e de cuidados domésticos a fim de evitar acidentes. Já no dia 28 ocorreu o mutirão de limpeza, com a participação do Prefeito Carlos Grana. Foram recolhidos 28 toneladas de resíduos do local e mobilizou 200 moradores.
NUPDECs
O Semasa, por meio da Defesa Civil, está organizando a formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil da cidade, que terão atuação direta nas comunidades que apresentam riscos ambientais. Os núcleos receberão formação e instruções sobre como agir em situações de emergência e também de forma preventiva, tornando-se multiplicadores para a comunidade próxima.
A organização dos moradores é fundamental para garantir os trabalhos preventivos no município, conforme determinado na Lei Federal 12.608, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ações como as de formação dos núcleos e a realização de operações preventivas de limpeza e educação na cidade são ferramentas de gestão utilizadas na prevenção dos eventos chuvosos, e que antecedem o Programa Operação Chuvas de Verão, quando a cidade fica em estado de alerta constante.
O órgão andreense já organizou o primeiro grupo na comunidade da Cata Preta, que inclui moradores do Jardim Irene. Os próximos bairros que receberão as reuniões de formação serão Jardim Santo André, Jardim Cristiane/Chácara Baronesa e Vila Palmares.
PLUVIÔMETROS COMUNITÁRIOS
Santo André receberá quatro pluviômetros comunitários por meio do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres, do Governo Federal). Estes equipamentos serão instalados em 4 CESAs (Centros Educacionais de Santo André), em parceria com a Secretaria de Educação, e servirão de instrumento de informação tanto para os membros dos NUPDECs quanto para professores e alunos das áreas de risco, que aprenderão a interpretar e registrar os dados relativos a precipitação do município. A ideia é criar um monitoramento participativo nas áreas mais críticas.
A previsão é de que os pluviômetros sejam entregues no início de agosto e instalados até o fim do ano.