Semana do Meio Ambiente – Pátio Victor Malzoni: Um modelo replicável
Empreendimento investe em sustentabilidade desde a sua concepção, e se compromete com a Agenda 2030 da ONU, que sugere atitudes para um mundo mais equilibrado e igualitário
- Data: 28/05/2019 13:05
- Alterado: 28/05/2019 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
Crédito:divulgação
O Edifício Pátio Victor Malzoni, desde a sua concepção, se tornou conhecido por suas práticas sustentáveis e de gestão de resíduos. Atualmente essas práticas incluem uma série de atitudes que vão muito além dos investimentos feitos em equipamentos ecológicos e infraestrutura sustentável.
“O objetivo é que o projeto desenvolvido no edifício seja exemplo para todos fazerem a sua parte pelo planeta, pois o modelo é replicável e não demanda grande espaço nem muita mão de obra para destinar corretamente os resíduos gerados”, afirma Flávio Engel, diretor de marketing e sustentabilidade do Pátio Victor Malzoni. Flávio refere-se ao programa de gestão de resíduos, horta subterrânea, incentivo ao uso do bicicletário, dentre outras diversas práticas adotadas ali. Todas reunidas estão em linha com os objetivos propostos pela ONU na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que sugere um plano de ações para colocar o planeta num caminho mais sustentável.
Agenda 2030 e Pátio Victor Malzoni em sincronia
Para alcançar essa meta em 2030 como a agenda sugere, foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dos quais diversos pautam os valores do Pátio. O edifício é referência em práticas sustentáveis na cidade, seu sistema de Eficiência Energética lhe dá praticamente autossuficiência elétrica e hídrica. Além de uma usina termoelétrica, que usa gás natural como principal fonte de energia, uma estação de tratamento de efluentes trata mais de quatro milhões de litros de água de reuse e permite reduzir em 70% a dependência do edifício no uso da rede de água da cidade.
Como forma de reforçar esse posicionamento e multiplicar o conhecimento sobre a importância da sustentabilidade, em 2016, foi lançado um projeto com o objetivo de realizar ações de desenvolvimento sustentável focadas no gerenciamento de resíduos, incluindo a reciclagem de mais de 50% deles, gerando mais de quatro toneladas de adubo por mês destinados para os projetos de reflorestamento das marginais Pinheiros e Tietê, Tribos Indígenas no Pico do Jaraguá, ONGs parceiras e ao próprio condomínio. Tal projeto desencadeou uma extensão, o empreendimento se tornou o primeiro prédio comercial a ter uma horta subterrânea no Brasil. A cada 15 dias é feita a colheita e disponibilizada aos seus condôminos um mix de temperos, que pode ser retirado mediante o descarte de resíduos recicláveis no ecoponto do empreendimento.
Para que a conscientização do que acontece ali no Pátio não fique restrita apenas aos seus condôminos, um programa de visitas técnicas educativas foi desenvolvido especialmente para o edifício e recebe mais de três mil pessoas por ano, de instituições públicas e privadas.
“É importante lembrar que o projeto só tem êxito porque está em um condomínio ocupado por pessoas conscientes que entendem a importância de separar o lixo por exemplo, e que estão cada vez mais engajados com o uso de transportes verdes e não somente de automóveis”, completa Engel. No lançamento do edifício, eram menos de 100 os ciclistas cadastrados. Hoje, passam de mil.
Mobilidade Urbana
Localizado num dos principais corredores da capital paulista em número de ciclistas, o edifício oferece estrutura completa para esse público. Oferece serviços de vestiários feminino e masculino, guarda volumes, toalhas e sabonetes para quem quiser se trocar ou tomar banho no local, locação de bicicletas, mecânico, além de disponibilizar uma loja com acessórios, peças e serviços diversos voltados ao ciclista, sem contar com o serviço de valet gratuito para quem vem ao condomínio de bicicleta. Além disso, promove ações de engajamento como competições de ciclistas, além de outras iniciativas que trazem a todos uma consciência focada na saúde coletiva.
Seguindo a tendência do mercado global, que está claramente se movendo em direção a fontes de propulsão mais limpas, o Pátio dispõe de 48 vagas dedicadas aos carros elétricos que são equipadas com tomadas próprias para o carregamento dos veículos e 127 vagas reservadas para os carros híbridos.
Gentileza Urbana
Um último ponto de destaque e não menos importante são os projetos de gentilezas urbanas, já que o edifício oferece aos seus ocupantes e visitantes espaços ao ar livre. Um deles, criativo e realizado com pouco esforço, se tornou famoso: os pufes espalhados no gramado do vão central. Transeuntes e condôminos se misturam ali durante todo o dia para ler, conversar ou relaxar. Em outro local dentro do Condomínio há também um café, com pontos de carregamentos de baterias que utilizam energia solar, onde se pode realizar reuniões e ter mais momentos de lazer como alguns minutos na mesa de ping-pong que fica instalada na área onde encontra-se o café.
SOBRE PÁTIO VICTOR MALZONI
Localizado no nº 3.477 da avenida Brigadeiro Faria Lima, o Pátio Victor Malzoni se tornou um verdadeiro símbolo não apenas da região da Nova Faria Lima – conhecida pela presença de modernos edifícios corporativos – mas de toda a cidade de São Paulo. Com projeto de Botti Rubin Arquitetos, o edifício está construído em um terreno de 20 mil metros quadrados, e possui uma arquitetura única, que combina a modernidade de vidros semirefletivos com as paredes de taipa de pilão restauradas da Casa Bandeirista. O prédio oferece áreas de convivência para o público externo e interno e tem a maior laje corporativa da América Latina com 5,000m², que fica sobre um vão de 45 metros, emoldurando e destacando a construção do século 18, mais uma característica única ao Pátio.
Considerado também um edifício verde, além de seu projeto de Eficiência Energética, que lhe dá praticamente autossuficiência elétrica e hídrica, realizou a primeira horta subterrânea do país e faz a gestão dos resíduos produzidos pelo condomínio de maneira sustentável. Para os condôminos oferece ainda diversas facilidades com engraxataria, máquina de flores, lavagem automotiva ecológica e lavanderia de roupas por aplicativo, além de incentivos como dois bicicletários com oficina dedicada e vestiários equipados.
Serviço:
Condomínio Pátio Victor Malzoni
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133
Telefone: (11) 3078-6914
Horário de Funcionamento: Todos os dias e horários, inclusive aos finais de semana e feriados.
Site: www.patiovictormalzoni.com.br
Casa Bandeirista do Itaim
Endereço: 1º Pavimento do Condomínio Pátio Victor Malzoni
Horário de Funcionamento: das 09h às 18h, de segunda a sexta-feira. Sábado, das 10h às 15h e fechado de domingo e feriados.