Sehal conclui curso de Comida de Boteco
Programação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Santo André
- Data: 27/10/2023 14:10
- Alterado: 27/10/2023 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: SEHAL
Diretora de Desenvolvimento-Fernanda Parra
Crédito:Divulgação
Mais um curso de qualificação foi realizado no Sehal, único representante legal do setor de hotelaria e gastronomia na Região. O Comida de Boteco formou 40 alunos, em duas edições, de 17 a 19 e de 24 a 26 de outubro. A programação gratuita incluiu os insumos cedidos pelo sindicato patronal.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de Santo André. O presidente do Sehal, Beto Moreira, disse que a união do poder público e iniciativa privada ajuda os empresários do setor, que sofrem com o gargalo da mão de obra qualificada.
“O nosso objetivo é levar a informação para maior número de pessoas, portanto, profissionalizar o setor cada vez mais. Dessa forma, contribuímos com a formação, tão importante na gestão dos estabelecimentos”, acrescentou Beto Moreira.
A diretora de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo de Santo André, Fernanda Parra, esteve presente no último dia do curso.
“A parceria com o Sehal vem de encontro com um dos principais pilares do Desenvolvimento Econômico, que faz a qualificação profissional de setores que mais têm procura no mercado de trabalho. O setor gastronômico tem crescido na região e a parceria pretende qualificar e conectar os capacitados com as vagas que temos no nosso Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda. A proposta é de qualificação para o setor gastronômico e também preencher as vagas que o setor tem dificuldade”, disse a secretária.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, um dos pilares da política de desenvolvimento econômico da cidade é a qualificação profissional. “Temos cada vez mais empreendimentos no setor gastronômico e nos tornamos referência na região. Com a chegada de várias redes, aumenta a demanda de mão de obra qualificada. Em Santo André, além de facilitar a vida do empreendedor, também conseguimos entregar profissionais capacitados para o mercado”, afirmou Banzato.
Diferencial – Responsável pelas aulas, o professor especialista e empresário, José Roberto de Souza, disse que o curso profissionaliza o mercado.
“Os profissionais e os empresários que já atuam na área querem inovar o cardápio para se destacar no mercado. O Comida de Boteco traz produtos e preparações diferenciadas em relação aos quitutes convencionais”, explicou.
Entre os vários itens do cardápio do curso, os alunos puseram a mão na massa, literalmente, para produzir bolinho de porco agridoce, bolinho japonês de carne, coxinha cremosa de frango, entre outros.
Janaína Cunha desembarcou em São Paulo, vinda de Recife (PE), especialmente para participar do curso. Ela que já foi moradora da Região, fica de olho na oportunidade de capacitação para melhorar o atendimento ao cliente. “Quando descobri o curso, procurei me inscrever rapidamente. As aulas são muito boas porque a gente aprende fazendo, na prática. Precisamos buscar o diferencial. Por isso, vale a pena vir até aqui porque lá (na Grande Recife) não encontro curso prático com essa qualidade”, comentou.
O próximo curso no Sehal será o Workshop Preparo de Ceviche, dia 8 de novembro, às 18h30, e terá três horas de duração.