Segurança Urbana forma primeira turma de 2025 do curso de Operação e Fiscalização de Drones

Programa Dronepol concluiu capacitação de 30 agentes no último dia 10 de janeiro

  • Data: 13/01/2025 19:01
  • Alterado: 13/01/2025 19:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Segurança Urbana forma primeira turma de 2025 do curso de Operação e Fiscalização de Drones

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

Em um marco significativo para as operações de segurança pública, o Programa Dronepol concluiu a formação de 30 agentes no Curso de Operação e Fiscalização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), realizado entre os dias 6 e 10 de janeiro. A iniciativa, reconhecida como referência no Estado de São Paulo, combinou aulas teóricas sobre legislação e segurança com atividades práticas que proporcionaram uma experiência completa aos participantes.

Ministrado por profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), o curso teve como objetivo principal fortalecer a capacidade dos agentes em monitorar áreas suscetíveis a riscos, combater invasões ambientais e realizar vigilância em eventos com grande concentração de público. O impacto do programa foi notável em grandes eventos ocorridos em 2024, incluindo a Marcha para Jesus, o Carnaval e a Parada LGBTQIA+.

De acordo com De Andrade, chefe da Turma Nível 3, a formação oferecida pela GCM de São Paulo se destaca como modelo para outras cidades e estados do Brasil, sendo reconhecida nacionalmente por seu elevado padrão tecnológico, operacionalidade e infraestrutura. A primeira turma de 2025 contou com a participação de profissionais de diferentes regiões, incluindo dois representantes de Contagem (MG), dois de Cubatão, dois de Diadema, três da Defesa Civil Municipal e 21 agentes internos da GCM.

Sobre o Programa Dronepol

O Programa Dronepol é um projeto pioneiro na gestão pública brasileira e possui credenciamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O programa tem atraído a participação de diversas forças de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a Polícia Federal e a Marinha do Brasil. Para o ano de 2025, está prevista a realização mensal das formações com uma carga horária contínua de cinco dias de treinamento intensivo.

Compartilhar:

  • Data: 13/01/2025 07:01
  • Alterado:13/01/2025 19:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados