Segunda dose da vacina de Oxford é aprovada para aplicação
Anvisa autoriza que a segunda dose da vacina contra a Covid-19 seja aplicada em voluntários
- Data: 10/08/2020 17:08
- Alterado: 10/08/2020 17:08
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: G1
Crédito:
Nesta segunda-feira (10), foi publicada no Diário Oficial da União, a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que os voluntários da vacina de Oxford contra a Covid-19 recebam a segunda dose.
Com base no texto, essa dose que visa um reforço da imunização, deve ser aplicada entre 4 a 6 semanas depois que a pessoa recebeu a primeira dose. Para quem ainda não recebeu a primeira, o intervalo mínimo de 4 semanas para receber a segunda, também deve ser respeitado.
O motivo para esse prazo, é por conta da necessidade de contato com o voluntário, bem como a mobilização para essa segunda aplicação.
Importante lembrar que em 20 de julho, resultados foram divulgados por cientistas de Oxford. Os dados mostravam que a dose de reforço teve uma produção maior de anticorpos em voluntários das fases 1 e 2.
O Brasil está na fase 3, que no caso é a última. Por fim, a Anvisa ampliou a idade máxima dos participantes da pesquisa de 55 para 69 anos. A idade mínima não sofreu alteração.