Segunda audiência pública do Plano de Mobilidade de Santo André reúne 150 participantes
Representantes da sociedade civil, conselhos municipais e estudantes estiveram presentes na agenda
- Data: 29/08/2023 16:08
- Alterado: 29/08/2023 16:08
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Plano de Mobilidade de Santo André
Crédito:Eduardo Merlino/PSA
A Prefeitura de Santo André realizou na noite desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, a segunda audiência pública para a apresentação e discussão de propostas do Plano de Mobilidade Segura e Inclusiva (PMSI) do município. O evento contou com a participação de 150 pessoas da sociedade civil, técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana, estudantes e empresas consorciadas.
O início da apresentação contou com um esquete teatral da Companhia Sopa de Comédia, alertando sobre temas importantes e que merecem atenção em relação à segurança viária, travessia segura, respeito aos motoristas, ciclistas e pedestres. As propostas do PMSI visam reduzir mortes e feridos graves no trânsito.
Além disso, os participantes foram ouvidos e levantaram questões importantes sobre a segurança no transporte coletivo, a dificuldade em caminhar nas calçadas da cidade, além de sugestões como a implantação da faixa azul na cidade, exclusiva para motociclistas.
Em relação às propostas apresentadas, a Prefeitura atua em soluções para essas questões, como é o caso da minuta de lei de calçadas, que está em desenvolvimento e deverá padronizar as calçadas do município de forma que se tornem acessíveis para todos.
Além disso, também está sendo elaborado um guia de calçadas com outros órgãos municipais para facilitar a compreensão da nova legislação, que deve entrar em discussão por parte do legislativo andreense.
O secretário de Mobilidade Urbana, Donizeti Pereira, destacou a importância do cidadão praticar a cidadania de todas as formas. “Precisamos conscientizar sobre o viver em sociedade e praticar também a palavra respeito. E é nesse debate que podemos fazer com que a mobilidade urbana melhore a partir de nós”, afirmou.
O PMSI é parte do Programa de Mobilidade Urbana, financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e desenvolvido por meio de um consórcio composto pelas empresas Polo Planejamento, TIS, Certare Engenharia e Consultoria, Concremat Engenharia e Tecnologia e Anton Engenharia e Urbanismo.
Os materiais utilizados na audiência podem ser acessados através do site pmsi-santoandre.com.