Secretário dos Transportes Metropolitanos visita obras de melhoria na estação da Luz
Equipe técnica da Diretoria de Engenharia, Obras e Meio Ambiente apresentou os trabalhos realizados até o momento, na extensão da Plataforma 5 do local
- Data: 11/04/2023 21:04
- Alterado: 11/04/2023 21:04
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:Divulgação
Nesta terça-feira (11/04), o presidente da CPTM, Pedro Moro, recebeu o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o secretário executivo, Manoel Marcos Botelho, para companharem as obras de melhoria da região da Estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral. Para este tour, o diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente, Marcelo Machado, entre outros executivos da área, guiou a visita e informou sobre as etapas concluídas, as que estão em desenvolvimento e as que precisam ser concretizadas nas próximas semanas.
No primeiro momento, o grupo foi conduzido para visitar o andamento das atividades para a ampliação da plataforma 5, que opera para atender o Expresso Aeroporto. Atualmente, o local atende apenas três carros do trem e os passageiros precisam se deslocar por dentro do veículo. Porém, de acordo com o cronograma passado, a partir do dia 30 de julho a plataforma conseguirá servir os oito carros do trem. Além disso, serão construídos novos banheiros públicos e acessíveis, salas operacionais e uma ampla área de novos negócios.
“Na adequação da plataforma 5, podemos conferir o restauro dos muros e canteiros, assim como das esquadrias de madeira, além do revestimento dos banheiros acessíveis e da concretagem do piso da plataforma, entre outras intervenções”, explicou o presidente da CPTM, Pedro Moro.
Em seguida, e para finalizar, foram visitar as obras do Túnel da Luz. O empreendimento, que teve início em 2022, tem como previsão ser finalizada em meados de 2025. A obra tem como intuito facilitar o acesso dos passageiros da CPTM à Linha 4-Amarela e com isso aliviar o movimento da plataforma e do corredor de transferência entre as empresas.
“Já na construção do novo túnel de ligação com o metrô, trabalhamos nas etapas de implantação de 62 estacas de contenção da vala a céu aberto, são 82 no total. O novo túnel é fundamental para melhorar o fluxo de passageiros, especialmente em horários de pico, pois deve desafogar a parte inferior da estação na ligação com as linhas 1-Azul e 4-Amarela, beneficiando cerca de 250 mil passageiros por dia útil”, finaliza o presidente.