Secretario de Planejamento de Santo André fala sobre obras da linha 20-Rosa do metrô
Em entrevista ao portal ABCdoABC, Acácio Miranda destaca que moradores do Grande ABC terão mais facilidade em se locomover para São Paulo. “Teremos mobilidade de forma ampla"
- Data: 22/03/2023 16:03
- Alterado: 22/03/2023 16:03
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Divulgação/PSA
Nesta quarta (22/03), o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento de Santo André, Acácio Miranda, concedeu uma entrevista ao portal ABCdoABC para falar sobre as obras da linha 20-Rosa do metrô e do BRT-ABC. De acordo com ele, já foi entregue a análise das diretrizes prévias e estudo de impacto e, agora a empresa que administra o Metrô se responsabilizará em contratar a empresa parceiras que irá realizar as obras.
Segundo Miranda, atualmente, a assessoria técnico de Engenharia do Metrô analisou o pedido de análise e apresentou o projeto executivo, contendo os custos e local onde será construída as estações. “Também está sendo contratado a empresa que é responsável pela análise das desapropriações. Como serão desapropriadas algumas áreas é necessário que estes custos sejam estabelecidos”.
Com estas diretrizes estabelecidas o Governo de SP irá realizar uma licitação para leilão de uma empresa parceira, que se encarregará de realizar as obras.
Linha 20-Rosa
O traçado estimado da linha, que terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, seis delas no ABC. A linha deverá sair do bairro da Lapa, na Capital, com ponto final previsto para a estação Prefeito Celso Daniel – Santo André, com ligação à Linha 10 – Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto prevê ainda interligação com o futuro BRT ABC, na futura parada Afonsina, em Santo André.
As outras duas estações prevista para Santo André são Príncipe de Gales e Portugal. Em São Bernardo do Campo, estão previstas as estações Taboão-Paulicéia e Rudge Ramos.
A Linha 20 será completamente subterrânea, com previsão de transportar aproximadamente 1,3 milhão de pessoas por dia. Haverá ainda conexões com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja do Metrô, além da 7-Rubi da CPTM e 8-Diamante da ViaMobilidade.
A chegada do Metrô ao Grande ABC é uma antiga demanda da região.
Responsável pela pasta de planejamento de Santo André, Acácio destaca que trabalhadores da região do Grande ABC terão mais facilidade de se locomover para São Paulo. “Somos um celeiro de pessoas qualificadas na área da indústria, isto faz com que todos os dias munícipes saiam daqui para trabalhar na capital. Além disso facilitará o acesso de quem vem de São Paulo, pois a linha irá passar em todas as universidades da região”, explicou o secretário.
BRT-ABC
Em fevereiro de 2022, o Governo de SP iniciou as obras do BRT-ABC, sistema rápido de ônibus elétricos que conecta região do Grande ABC à capital. O novo modal de transporte metropolitano receberá investimento de R$ 860 milhões, exclusivamente pela iniciativa privada, e prevê a implantação de um total de 20 estações. A obra beneficiará cerca de 173 mil passageiros por dia que vão percorrer o trajeto entre São Bernardo do Campo e São Paulo em até 40 minutos
O secretário de Planejamento Estratégico de Santo André, Acácio esclareceu que tem acompanhado a fase de desapropriação para que seja estruturada a operação do BRT. “Ao longo das obras existirão outros aspectos a serem analisados pontualmente, mas independente disto, é importante esclarecer que haverá integração entre ônibus, metrô, trem e BRT”, explicou.
Prefeito Paulo Serra
Segundo Acácio Miranda, o prefeito de Santo André, Paulo Serra está entusiasmado com o projeto, mas também ciente de todas as conversas desde o começo. O chefe do Executivo tem ressaltado a importância de acompanhar todos os passos deste processo de construção do metrô.
Prazos
Miranda considerou que em média leva dez anos para uma linha de metrô ser entregue. É o metrô quem determina este prazo. Desde a entrega das diretrizes até a linha funcionando é uma média de dez anos”, garantiu.
Já em relação o BRT-ABC, segundo ele, até o final deste ano deve ser entregue.