Secretaria estadual de SP participa de evento da ONU
Sessão anual da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em Nova York de 13 a 15 de junho
- Data: 13/06/2023 11:06
- Alterado: 13/06/2023 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: SEDPcD
Crédito:Reprodução/ALESP
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, através de sua secretária-executiva Claudia Carletto, participa da 16ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP-CDPD). Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a sessão acontece de 13 a 15 de junho na sede da entidade, em Nova York.
“Enquanto gestores públicos, é importante que ocupemos espaço em eventos como esse. A ONU é uma das organizações mais importantes do mundo e é nosso papel adquirir conhecimento e compartilhar informações com outros estados e países para continuarmos desenvolvendo políticas públicas que beneficiem as pessoas com deficiência. Essa troca é fundamental para que o Estado de São Paulo continue sendo vanguarda na garantia dos direitos desse público”, destaca a secretária-executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto.
A pasta estadual participa do evento compondo a missão brasileira, que está sendo chefiada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A 16ª Sessão contará com palestras e mesas redondas e tem, como tema abrangente, a “Harmonização de políticas e estratégias nacionais com a CDPD: conquistas e desafios”. Os subtemas são: “Garantir a igualdade de acesso e acessibilidade aos serviços de saúde sexual e reprodutiva para pessoas com deficiência”, “Acessibilidade digital para pessoas com deficiência” e “Alcançar os grupos sub-representados de pessoas com deficiência”.
A Conferência dos Estados Partes (COSP) abrange uma variedade de temas e questões em mesas redondas, diálogos interativos e eventos paralelos, e acontece anualmente desde 2008, quando entrou em vigor a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), criada pela Assembleia Geral da ONU, com o objetivo de reunir autoridades na área para o debate de iniciativas que defendam, promovam e protejam os direitos das pessoas com deficiência. O Brasil faz parte desde 2009, por meio do Decreto n° 6.949.