Secretaria de Educação de São Caetano faz prestação de contas em audiência

Secretário de Educação apresentou um balanço de sua pasta no exercício de 2019 e no primeiro quadrimestre de 2020

  • Data: 26/06/2020 16:06
  • Alterado: 26/06/2020 16:06
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS
Secretaria de Educação de São Caetano faz prestação de contas em audiência

Crianças na Escola EMEI Telma Silvia de Aguiar Brito - 2019

Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS

Você está em:

Em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal nesta sexta-feira (26/6) e transmitida à distância por rede social, o secretário de Educação Fabricio Coutinho apresentou um balanço de sua pasta no exercício de 2019 e no primeiro quadrimestre de 2020.

O secretário de Educação iniciou sua explanação com um resumo orçamentário da Seeduc (Secretaria Municipal de Educação), expondo todos os valores pagos ao longo de 2019: cerca de R$ 320 milhões, mais de 80% desse valor investidos na folha de pagamento.

A seguir, ele expôs a estrutura da educação municipal, que conta com 3.665 servidores concursados, além de 200 terceirizados. “No ano passado, tivemos um grande ganho na Educação com a criação de 180 cargos de APIs (Auxiliares de Primeira Infância), que vêm trabalhar nas novas escolas que estão sendo construídas. Também ganhamos 10 novos professores de inglês para o Celef (Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental), criado no segundo semestre de 2019”, celebrou o secretário.

Atualmente, São Caetano do Sul conta com 43 escolas de Educação Infantil, 20 escolas de Ensino Fundamental, uma escola de Educação Básica (Anne Sullivan), duas escolas de Ensino Médio, uma escola de Educação Profissional Técnica e uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

INCLUSÃO ESCOLAR

O professor Fabricio Coutinho enfatizou o Programa de Inclusão Escolar, que conta com 50 professores especialistas, 140 cuidadores e 52 estagiários, além de três intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).  “Esse programa vem crescendo significativamente nos últimos anos. Em 2015 havia 369 alunos e fechamos o ano de 2019 com 600. Isso acontece porque muitas escolas particulares fecham as portas para esses alunos, enquanto o município tem realizado um grande trabalho nos últimos anos, dando acolhimento a alunos e famílias”, declarou o secretário.

PIONEIRISMO

O secretário abordou, também, os benefícios e programas implementados pela Secretaria de Educação, como os programas Almoço na Escola e Nutre&Ação, Auxílio-Transporte Escolar, kits de material escolar, bolsas de estudos para a USCS e Instituto Mauá e Auxílio Uniforme-Escolar, iniciativa pioneira, criada em 2017, que serviu de referência para a capital do Estado e para diversos outros municípios que têm consultado São Caetano para a implantação de modelo semelhante.

Outra iniciativa pioneira da Educação foi a criação, no ano passado, de uma assessoria especial para dar suporte às Associações de Pais e Mestres. “Além das subvenções concedidas (num total de R$ 1.050.240,00), a criação dessa assessoria mostra o nosso compromisso com as APMs e estreita o elo das famílias com as escolas. As APMs têm feito grandes trabalhos, fortalecendo a educação municipal”, declarou o secretário.

Também inédita foi a implantação de aulas de Educação Física para a Educação Infantil, em 2019, em projeto piloto que atendeu 1200 alunos do G5.

E a Secretaria de Educação encerrou o ano com uma grande conquista: a elaboração do Currículo Municipal de Educação, que envolveu mais de um terço dos educadores. Criado para atender as necessidades específicas dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade, o Currículo Municipal de Educação recebeu indicação ao Prêmio de Melhores Práticas Educacionais de 2019, pela ONG Todos Pela Educação. “É um currículo com a nossa cara, mérito dos nossos professores, e certamente será  um divisor de águas para a Educação de São Caetano”.

INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA

O secretário de Educação mostrou, ainda, a relação de escolas revitalizadas e novas unidades escolares construídas, além dos projetos atualmente em andamento, como a escola-parque na Praça Luiz Olinto Tortorello e a nova unidade na rua Tibagi. E encerrou sua apresentação com dados de 2020 e o grande empenho feito pela Seeduc para continuar oferecendo um ensino de qualidade, mesmo à distância, durante o período de pandemia – esforços que foram bem-sucedidos graças aos investimentos feitos pela Prefeitura na área de tecnologia e na capacitação de professores. “O desafio é grande. Mas nosso principal objetivo nesse momento é não deixar nenhum aluno para trás”, finalizou.

Compartilhar:

  • Data: 26/06/2020 04:06
  • Alterado:26/06/2020 16:06
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados