Saúde de Diadema promove palestra sobre benefícios previdenciários

Encontro para profissionais da saúde foi realizado em parceria com o INSS e discutiu temas como direitos previdenciários, benefícios sociais e reabilitação social

  • Data: 09/05/2023 14:05
  • Alterado: 09/05/2023 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Saúde de Diadema promove palestra sobre benefícios previdenciários

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

Para celebrar o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de Maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Diadema, promoveu na manhã desta terça-feira (9) a Palestra “Conhecendo o INSS: Direitos Previdenciários, Benefícios Sociais e Reabilitação Profissional”.

O encontro, realizado em parceria com profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aconteceu no auditório do Quarteirão da Saúde e reuniu 89 assistentes sociais da rede de saúde e da Prefeitura, além de conselheiros de saúde, o presidente do IPRED, Rubens Martins, e outros interessados.

Em sua fala o secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, lembrou a luta da gestão municipal para trazer a agência do INSS de volta para a cidade. “Se estamos com o INSS vivo, com o SUS vivo, é porque houve resistência dos trabalhadores e do povo brasileiro que se uniu para não deixar essas ferramentas serem abaladas. Diadema sofreu e sofre por não ter mais a agência do INSS, mas nós vamos trabalhar para trazer de volta essa unidade para Diadema, pois a cidade precisa e merece”, afirmou. “Temos que conhecer nossos direitos e essas ferramentas potentes. E nada mais especial do que esse encontro ser realizado nesse mês que é dedicado à luta dos trabalhadores e das trabalhadoras. Que a gente saia daqui fortalecidos para avançar cada vez mais no que diz respeito ao direito do trabalhador”, emendou.

Juliana Oliveira Antunes, coordenadora do CEREST Diadema, explicou que o encontro teve como objetivo atualizar informações sobre direitos previdenciários, benefícios sociais e reabilitação, além de fortalecer a rede sobre o tema proposto. “Sabe-se que o INSS tem como objetivo garantir proteção dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência por meio do reconhecimento de direitos e execução de políticas sociais, portanto o evento, que incentiva a cooperação interinstitucional entre CEREST, INSS e promove o diálogo com profissionais do serviço social e demais áreas, torna-se indispensável no tocante ao aprimoramento de políticas públicas e proteção social aos trabalhadores e munícipes de Diadema”, afirmou a profissional.

A atividade contou com a abertura da Lira Regional de Choro, composta por Gabriela Coelho (Flauta), Calvin Verner (Violão) e Jeferson Amorim (Percussão). O médico Dr Arlindo Antônio Almeida Silveira fez uma contextualização sobre o papel e atuação do CEREST Diadema e também trouxe dados sobre acidentes de trabalho no país. Segundo o profissional, no Brasil, a cada três horas morrem dois trabalhadores por acidente de trabalho. Somente no Estado de São Paulo são 400 mil acidentes por ano, com 80 mil mutilações.

Conhecendo os benefícios do INSS

Já os profissionais do Programa de Educação Previdenciária (PEP) e da Reabilitação Profissional do INSS, representados por Félix Cavalle (coordenador do Programa de Educação Previdenciária do INSS), Gisele Tardin (terapeuta ocupacional do INSS) e Andressa Lopes dos Santos (assistente social do INSS), trouxeram informações sobre os serviços prestados pela instituição.

Na sua apresentação, Félix Cavalle trouxe um histórico da previdência, abordou os três pilares da seguridade social, falou sobre o que é a previdência social, os regimes e sistemas de previdência social no Brasil, estrutura do INSS, as mudanças no atendimento ofertado pelo Instituto ao longo dos anos com a introdução de serviços como a Central 135 e o aplicativo Meu INSS, além de falar sobre a Escola PEP, as faixas de contribuições ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os tipos de benefícios existentes.

Andressa Lopes dos Santos, por sua vez, apresentou o trabalho do serviço social do INSS e as ações desenvolvidas no setor, como socialização das informações previdenciárias e assistenciais, assessoria e consultoria e as avaliações sociais realizadas pelos profissionais. Também falou sobre outras ações, como parecer social, visita domiciliar ou hospitalar, etc.

Já Gisele Tardin focou na reabilitação profissional e como é feito o trabalho de reinserir o trabalhador que está incapacitado – seja parcial ou totalmente- , para exercer suas funções laborais. Também falou o que a reabilitação profissional compreende, as capacitações que os segurados precisam realizar para garantir a manutenção do benefício e outros.

Na parte final do encontro, o público pode tirar dúvidas sobre os mais diversos pontos apresentados durante a manhã.

A assistente social da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Paulina, Elaine Aparecida Miguel, elogiou o encontro. “Muito interessante essa palestra pois sempre acabo recebendo algum questionamento de colegas ou usuários sobre benefícios, principalmente no momento que estamos vivendo, de grande vulnerabilidade social e desemprego, é importante essa atualização dos serviços que o INSS oferece”.

Erika Amanda Dias trabalha no setor de Recursos Humanos da UBS Paulina e já vai utilizar na sua prática diária o que aprendeu no encontro. “Achei muito rico esses conhecimentos e vou conseguir ajudar os colegas com as dúvidas que eles têm sobre os benefícios”.

CEREST DIADEMA

O CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – tem como objetivo a prestação de assistência especializada, promoção e proteção aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho além de inspeções em locais de trabalho, mediante denúncias ou acidentes graves/fatais ou doenças recorrentes que, porventura, estejam causando risco à saúde dos trabalhadores.

Segundo informações divulgadas pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 31 de março deste ano, o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022. O número de óbitos em locais desse tipo chegou a 2,5 mil. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi responsável por 392 mil notificações de acidentes de trabalho. Do total, foram concedidos 148 mil benefícios previdenciários.

O CEREST também realiza atividades permanentes de esclarecimento e conscientização sobre a importância da garantia da saúde dos trabalhadores nos ambientes e processos de trabalho são permanentes.

SERVIÇO:

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Diadema

Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.

Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Tel.: (11) 4043-8173 ou 8242

E-mail: [email protected]

Compartilhar:

  • Data: 09/05/2023 02:05
  • Alterado:09/05/2023 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados