São Paulo tem quatro finalistas no Prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil”
A fase de votação do público chega à reta final, terminando em 10 de novembro
- Data: 09/11/2023 15:11
- Alterado: 09/11/2023 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
As 10 finalistas do “Lata Mais Bonita do Brasil”
Crédito:Divulgação
O Prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil” chegou na fase final de votação do grande público. Após período de inscrições das cervejarias e seleção inicial das latas por parte de júri técnico, agora os apreciadores de cerveja, os amantes da boa arte ou todos que curtem uma bela lata já podem escolher a mais bonita de 2023 no site do concurso.
Dentre as dez finalistas, quatro são de São Paulo, representado pelas cervejarias Dádiva, Juan Caloto, RT 166 e Complô. No ano passado, São Paulo teve cinco premiadas, com duas entre as cervejarias médias e três entre as grandes cervejarias. “São Paulo sempre teve presença marcante no Prêmio. É o estado com o maior número de cervejarias do Brasil e que cumpre papel essencial em inovação na cerveja. O reflexo disso são latinhas cada vez mais criativas e competitivas, com lindos rótulos que atraem a atenção do consumidor”, diz Cátilo Cândido, presidente executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), realizadora do Prêmio.
Esta é a segunda etapa do concurso que buscar celebrar o talento e a criatividade impressos na latinha, que convidam o consumidor a uma experiência diferente. Os números deste ano são animadores. Foram inscritos 237 rótulos de 85 cervejarias, representando 13 estados brasileiros. O estado com o maior número de inscritos foi São Paulo, com 80 rótulos, seguido por Minas Gerais, com 29, e Santa Catarina, com 28. Logo depois ficaram Paraná e Rio de Janeiro empatados com 25 rótulos cada, seguidos pelo Distrito Federal, com 21.
“Tivemos uma grande adesão nesta terceira edição do concurso, o que nos enche de alegria e aumenta a expectativa para premiar a lata mais bonita do país. Neste ano, participam em uma só categoria micro, médias e grandes cervejarias, colocando todos em um mesmo patamar de competição em termos criativos, o que gera mais diversidade e igualdade na premiação”, explica o presidente executivo da Abralatas.
Obra de arte na forma de lata de alumínio
Responsável por envasar mais da metade de toda cerveja produzida no Brasil, a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável do mercado. “A latinha de alumínio pode ser reciclada infinitas vezes e por isso se tornou o símbolo perfeito da economia circular. Além disso, é uma embalagem extremamente versátil, que permite o desenvolvimento de diversas inovações em formatos e impressões e esse prêmio celebra os talentos que desenvolvem peças convidativas a uma experiência de consumo com um design criativo”, avalia Cátilo Cândido.
As 237 latas inscritas foram avaliadas por um júri especializado em design, artes plásticas, artes visuais, marketing e profissionais que lidam com a embalagem no dia-a-dia. Eles avaliaram a criatividade, a beleza estética, a adequação ao produto e a clareza na comunicação. Foram selecionadas dez finalistas que, agora, serão votadas pelo público geral no site do concurso. As vencedoras serão anunciadas em dezembro. Há uma auditoria externa para garantir a lisura da premiação em suas três fases.
Os prêmios para o primeiro, segundo e terceiros lugares incluem o direito de usar o selo da “Lata Mais Bonita do Brasil” e visita guiada a uma fábrica de latinhas. Além disso, há uma grande divulgação que possibilita ampla visibilidade das marcas. É uma oportunidade única para as cervejarias participantes ampliarem o alcance dos seus rótulos e de sua bebida.
Como votar
É só acessar o site do concurso e votar nas opções para primeiro, segundo e terceiro lugares até o dia 10 de novembro. Cada pessoa só pode votar uma vez.
Apoiadores
O Prêmio conta com os apoios do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv), Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e parceria com o Guia da Cerveja, Revista da Cerveja e Mondial de La Bière.