São Paulo conta com quatro hospitais veterinários
O serviço funciona todos os dias da semana nas unidades Sul e Leste e, de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, nas unidades Norte e Oeste
- Data: 04/03/2025 14:03
- Alterado: 04/03/2025 14:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
A cidade de São Paulo conta com quatro hospitais veterinários públicos para prestar atendimento clínico e cirúrgico aos animais de estimação. O serviço, que funciona todos os dias da semana nas unidades Sul e Leste e de segunda a sexta-feira das 7h às 17h nas unidades Norte e Oeste, visa atender a população de baixa renda, e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de urgência e emergência, que seguem critérios médicos.
Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
Diferença entre urgência e emergência
Muitas pessoas têm dúvidas de como são avaliados os casos de urgência e emergência veterinária. O atendimento de urgência é aquele que não possui um risco de morte iminente, mas se não for tratado pode evoluir para um quadro mais grave. Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso de fêmeas.
Já o atendimento de emergência é tudo que implica risco iminente de morte, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Exemplos: atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e obstrução uretral.
Documentos obrigatórios
Para ser atendido, o tutor deve apresentar os documentos obrigatórios: Registro Geral do Animal (RGA), documento do tutor constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver. É feita triagem social na recepção.
Casos não emergenciais – como funciona o atendimento
Nas unidades das zonas sul, norte e leste, o atendimento para casos não emergenciais funciona mediante agendamento presencial, para atendimento na semana seguinte, conforme disponibilidade de vaga. Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente; uma vez agendado, basta o tutor retornar ao hospital com o animal no dia e horário definidos. A medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos em qualquer horário do funcionamento da unidade.
Já o hospital veterinário público da zona oeste segue com o modelo antigo conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que ocorre a partir das 7h, de segunda a sexta-feira.
SERVIÇO – Hospitais veterinários públicos
Unidade Leste
Funcionamento todos os dias, das 7h às 17h
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, a partir de 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade
Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé
Triagem social obrigatória na recepção
Unidade Sul
Funcionamento todos os dias, das 7h às 17h
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, a partir de 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba
Triagem social obrigatória na recepção
Unidade Norte
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados)
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, a partir de 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
Rua Atílio Piffer, 687 – Casa Verde
Triagem social obrigatória na recepção
Unidade Oeste
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados)
Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que acontece a partir de 7h, de segunda a sexta-feira. Em breve, por agendamento.
Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP)
Triagem social obrigatória na recepção.