São Caetano reorganiza sistema de atendimento de Saúde

Saúde é prioridade. E a Prefeitura de São Caetano do Sul exerce esta condição com investimentos e inovações no setor

  • Data: 19/03/2019 13:03
  • Alterado: 19/03/2019 13:03
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS
São Caetano reorganiza sistema de atendimento de Saúde

Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS

Você está em:

No sábado (16/3), reinaugurou o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula) e inaugurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho, em prédio anexo. O evento contou com a presença de centenas de moradores e autoridades.

As entregas marcam a reestruturação do sistema de atendimento de urgência e emergência de São Caetano do Sul. No novo modelo, os portadores do Cid Card (e futuramente do Cartão São Caetano) deverão buscar atendimento no Hospital Albert Sabin. Os que não possuem o Cid Card serão atendidos na UPA.

O atendimento infantil (até 14 anos) permanecerá sendo realizado no Hospital Infantil Márcia Braido para quem tem o Cid Card. Quem não possui o cadastro será atendido na nova UPA.

“Esta reorganização impacta diretamente na vida das pessoas, e de maneira muito positiva, com todos os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) mantidos: equidade, integralidade e universalidade”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. “Ninguém vai ficar sem atendimento, a qualquer hora do dia ou da noite”, concluiu.

O início dos atendimentos nas unidades, já neste novo modelo, será no sábado (23/3), às 7h. Com a reforma e a nova UPA, o número de leitos saltou de 18 para 38. O Sabin tem capacidade para realizar 10.000 atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias. Já a UPA tem capacidade para 10.000 atendimentos adultos por mês, além de outros 3.500 infantis – também incluindo exames laboratoriais.

“São Caetano do Sul mostra, mais uma vez, o porquê é referência no Estado”, elogiou o deputado estadual Thiago Auricchio. O parlamentar antecipou que terá audiência com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, para atrair mais investimentos para a Saúde de São Caetano.  “Vamos lutar por recursos para a manutenção do Hospital Albert Sabin, para a implantação do sistema Cross Regional e pela descentralização da distribuição da medicação de alto custo, hoje concentrada no Hospital Mario Covas, em Santo André”, pontuou. Além do deputado, o evento teve a participação de 15 dos 19 vereadores da cidade, reforçando o apoio do Legislativo.

“Vencemos mais uma etapa na nossa estratégia de urgência e emergência. Não existe, na região e no Estado, uma UPA desta magnitude e qualidade”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Dentro da estratégia de saúde conectada de São Caetano do Sul estão inseridos o prontuário eletrônico e o plantão médico 24 horas de profissionais da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) para sanar eventuais dúvidas sobre os laudos dos exames. A medida resultará em diagnósticos mais precisos.

Foram destinados R$ 6 milhões para as obras, sendo R$ 3 milhões da Prefeitura e a outra metade proveniente da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). “A contrapartida ao nosso investimento será utilizar o equipamento no processo de aprendizagem dos nossos estudantes de Medicina. Ganham a USCS, a Prefeitura e, principalmente, a população”, avaliou o reitor da autarquia, Marcos Sidnei Bassi.

 HOMENAGENS

Julio Marcucci Sobrinho ingressou na Prefeitura de São Caetano do Sul em 1971. Foi diretor e secretário de Obras, e diretor do então DAE (hoje Saesa), entre outras funções. Profundo conhecedor das obras públicas do município, morreu em 2018, vítima de infarto.

No evento que marcou a inauguração da UPA que leva o seu nome, a sobrinha de Julio Marcucci, Sônia Toniel, recebeu flores da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio. “Era um homem de coração imenso, servidor público correto e íntegro. Estará sempre presente no coração de quem teve o prazer de conviver com ele”, discorreu Sônia, emocionada.

A data ainda marcou a nomeação da área verde ao lado das unidades, que passa a se chamar Praça São Lucas, em homenagem ao patrono dos médicos. O padre Paulo Borges, da Igreja Matriz Sagrada Família, abençoou os presentes e os equipamentos públicos.

Compartilhar:
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS

  • Data: 19/03/2019 01:03
  • Alterado:19/03/2019 13:03
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados