São Caetano realiza Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente
Durante o evento, foi apresentado o projeto Amigo Bill, produzido por 13 alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão sobre a Represa Billings
- Data: 30/08/2013 15:08
- Alterado: 30/08/2013 15:08
- Autor: Caio Bruno
- Fonte: PMSCS
Crédito:
A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e com apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta quinta-feira (29/8), no auditório da Escola Municipal de Ensino (EME) Professora Alcina Dantas Feijão, a edição municipal da IV Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente do Governo Federal.
Durante a ocasião, foi apresentado o projeto Amigo Bill, produzido por 13 alunos do 8º e 9º ano do colégio sobre a Represa Billings, importante reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo e presente em cinco das sete cidades do ABC. O trabalho representará São Caetano do Sul na Conferência Estadual, que será realizada em outubro.
Supervisionado pela professora Vanessa Mitre, o projeto contou a história, a localização, a importância, os problemas ambientais sofridos pela represa em decorrência do progresso e também apresentou soluções a curto, médio e longo prazo. “Aproveitamos que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, segundo a Unesco, e juntando com o fato que muitos moradores da região desconhecem a existência da Billings, resolvemos fazer esse trabalho sobre a represa como forma de levar conhecimento e também propor a reflexão”, afirmou a professora.
Segundo Matheus Ferreira Fernandes, aluno do 9º ano do Alcina e porta-voz do grupo, além do trabalho de conscientização, o projeto visa sensibilizar os responsáveis pela conservação da represa. “Criamos um abaixo-assinado virtual (http://change.org – Busca: abaixo-assinado projeto despoluição represa Billings) com o objetivo de conseguirmos, no mínimo, mil assinaturas para levarmos às autoridades responsáveis pela represa.”, disse.
Horácio Pires, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, elogiou a realização da Conferência e a apresentação do trabalho. “Estamos à disposição e queremos ser parceiros nesse projeto dos alunos. O tema foi muito bem escolhido, já que na Secretaria nós discutimos a Lei da Billings”, explicou.
Além da indicação do projeto Amigo Bill, a Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente também elegeu dois alunos para serem delegados e representar São Caetano na edição estadual do evento.
CONFERÊNCIA – Em sua quarta edição e realizado pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, o evento visa ser um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora e envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade.