São Caetano realiza ações de combate ao Aedes aegypti
Na segunda-feira (1/4) as ações foram concentradas nos bairros da Fundação e Prosperidade – os bairros São José e Jardim São Caetano foram atendidos no domingo (31/3).
- Data: 02/04/2019 14:04
- Alterado: 02/04/2019 14:04
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Junior Camargo/PMSCS
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Caetano do Sul segue a sua agenda de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Na Fundação, os agentes do Zoonoses fizeram a nebulização em perímetro compreendido pelas ruas Araraquara, Deputado Emílio Carlos, Pedro Alexandrino, Benedito Moretti, Collygni, Ceará e a Avenida do Estado, além das ruas Mariano Pamplona e Maximiliano Lorenzini – a nebulização no Prosperidade será realizada nesta terça-feira (2/4).
Em ambos os bairros foi realizado trabalho de vistoria e orientação nas casas, eliminando criadouros do inseto. São Caetano não registrou nenhum caso autóctone de dengue em 2019 – também não há nenhum caso confirmado de chikungunya e zika neste ano.
O médico veterinário e coordenador do CCZ, Fábio Agostini Bertola, alerta que as ações da Prefeitura precisam ser complementadas com uma cuidadosa atenção de cada morador. “Mais de 80% dos criadouros do Aedes aegypti ficam dentro das casas”, destaca.
Alguns cuidados simples são efetivos no controle da proliferação do mosquito, como evitar o acúmulo de água em vasos de plantas e outros objetos, tratar ralos com água sanitária, fazer a manutenção periódica de calhas e lajes e vedar corretamente as caixas d´água. “A prevenção da dengue e outras doenças em São Caetano depende da participação de todos”, conclui.