São Caetano investe na aquisição de pistolas de eletrochoque para a GCM
O armamento emite pulsos elétricos, que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, contrações musculares e queda do indivíduo
- Data: 07/12/2022 13:12
- Alterado: 15/08/2023 14:08
- Autor: Bignardi Junior
- Fonte: PMSCS
Prefeitura de São Caetano investe na aquisição de pistolas de eletrochoque para a Guarda Civil Municipal
Crédito:Divulgação / PMSCS
A Prefeitura de São Caetano do Sul mantém a política de investimentos na Segurança do município, visando aprimorar ainda mais a qualidade de vida da população e de seus patrulheiros. A novidade desta vez foi a compra de 10 pistolas de eletrochoque (Spark), que foram entregues pela Seseg (Secretaria de Segurança), no início deste mês.
Também foram adquiridos equipamentos de coleta de dados acoplados à Spark, que permitem leitura e armazenamento em relatório sobre a hora, data e o tempo que a pistola de eletrochoque foi utilizada.
O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, destacou o empenho do governo municipal ao investir em equipamentos modernos que ampliam a segurança da cidade e proporcionam melhor condição de trabalho do GCM. “Além de investir na aquisição e na modernização de equipamentos para uma São Caetano cada vez mais segura, a Prefeitura adquiriu um moderno equipamento não-letal para proporcionar melhor condição de trabalho do GCM, preservando a integridade física tanto do agente policial quanto do agressor”, destacou o secretário de Segurança.
O Spark é um armamento tecnológico nacional, não letal. O armamento emite pulsos elétricos, que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo que o GCM incapacite temporariamente o agressor.
“A pistola Spark é empregada sob certas circunstâncias, que necessitam o uso progressivo da força para imobilizar o agressor à distância sem colocar em risco a integridade dos GCMs, assim como do indivíduo”, concluiu Lourival.