São Caetano firma acordo com IBGE para aprimorar o cadastro imobiliário
“A higienização consiste em corrigir os erros e a complementação tem por objetivo incluir dados faltantes”, explica o secretário da Fazenda, Jefferson Cirne da Costa
- Data: 30/07/2019 16:07
- Alterado: 30/07/2019 16:07
- Autor: Mayra Monteiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Divulgação/PMSCS
A Prefeitura de São Caetano do Sul aderiu ao Termo de Compromisso celebrado entre a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é a atualização cadastral imobiliária do município.
Segundo o secretário da Fazenda, Jefferson Cirne da Costa, a medida visa higienizar e complementar os cadastros municipais. “A higienização consiste em corrigir os erros e a complementação tem por objetivo incluir dados faltantes”, explica. “O cadastro irregular ou incompleto impossibilita a identificação correta do contribuinte. Dessa forma, dificulta qualquer forma de comunicação com o mesmo”, completa.
Com o termo será possível incrementar as informações cadastrais das prefeituras e do CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos) do IBGE. “O avanço visa harmonizar nomes e logradouros e padronizar a estrutura e formato dos endereços”, acrescenta o secretário.
Neste contexto, a Prefeitura fornecerá ao IBGE o cadastro de logradouros municipais para compatibilização dos tipos, títulos e nomes para posterior avaliação do Instituto e, assim, identificar possíveis divergências. O objetivo é que os endereços fiquem íntegros em uma única identificação comum entre ambos os cadastros. Para o IBGE, com a adesão, haverá a preparação da base de informações necessárias para a realização do Censo Demográfico de 2020.
“Essa medida representa ganho mútuo para as instituições, trazendo para a Prefeitura resultados positivos com a otimização dos trabalhos desempenhados no âmbito da administração pública”, encerra Jefferson.