São Caetano e GM: clareza, transparência e otimismo
Artigo de Edison Parra é empresário e vereador de São Caetano do Sul
- Data: 28/02/2019 09:02
- Alterado: 28/02/2019 09:02
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
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São Caetano do Sul pode sair com otimismo das negociações com a General Motors. O futuro da fábrica instalada há 88 anos na cidade não será o mesmo da Ford em São Bernardo do Campo, que anunciou o encerramento de suas atividades no ano de seu centenário no Brasil. A GM está concluindo o plano de investimento de R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019, o que levou a marca Chevrolet à liderança do mercado nacional, posição que mantém desde 2015. E agora negocia condições de viabilidade do novo e adicional de R$ 10 bilhões (2020 a 2024).
Estão envolvidos diversos atores nas conversas. Os executivos da companhia, especialmente Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul, estão se mexendo fortemente em quatro frentes com o objetivo de otimizar custos: funcionários, concessionários, fornecedores e governo.
Na esfera pública, Governo Municipal trabalha nas isenções de impostos e taxas. Governo do Estado já sinaliza concessão de incentivos de ICMS para viabilizar as operações da GM em São Caetano do Sul e São José dos Campos. Pelo Ministério da Economia, Governo Federal atua na revisão da tributação aplicada a automóveis e outros bens de consumo nos próximos anos.
As prefeituras estão fazendo a sua parte. Os trabalhadores estão fazendo suas reivindicações por meio dos sindicatos das categorias. Espero que esse conjunto sincrônico desses atores traga em curto espaço de tempo a resposta positiva que queremos para os novos investimentos.
Apesar da aparente crise, a Chevrolet continua imbatível como líder de vendas no País. Os índices de janeiro indicam que a marca foi responsável pelo maior número de emplacamentos. A GM também já anunciou nova família global de veículos a partir deste ano e o Onix continua em primeiro do ranking – fechou 2018 com recorde, superando o tricampeonato do Monza.
Sabemos das dificuldades que a General Motors tem tido aqui na América do Sul, sobretudo no Brasil. Os desafios de competitividade que vive a indústria são grandes. A maneira como o prefeito José Auricchio Júnior vem conduzindo o diálogo tem sido fundamental para que se alcance êxito nesta mais dura empreitada de nossa história. A sinergia entre Executivo e nós do Legislativo dá um tom alinhado, claro e transparente com os interlocutores da montadora.
Para que casos como o fechamento da Ford não aconteçam mais, são necessárias novas políticas regionais para o desenvolvimento econômico do Grande ABC. Com essa reestruturação da GM, almejamos que a empresa tenha uma planta produtiva, consolidando essa parceria histórica.
Em 12 de agosto de 1930, era inaugurado o complexo industrial da GM do Brasil em São Caetano. A biografia da General Motors se interliga à biografia da cidade e das famílias sancaetanenses. Difícil encontrar alguém que não tem trabalhado na GM ou que conheça algum funcionário da empresa. A família GM, como são chamados os funcionários, se espalhou por todo município. A partir de 2020, inicia um novo capítulo dessa história, garantindo não só a permanência da GM, como um futuro sustentável que trará a geração de emprego e renda.