São Caetano do Sul e a Inovação
A partir deste ano, outubro é o Mês da Inovação, e São Caetano sai na frente com ações que deixam a cidade mais próxima das empresas da nova economia, 100 Startups to Watch
- Data: 13/10/2020 14:10
- Alterado: 13/10/2020 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: Artigo de Luiz Gustavo Morcelli
Crédito:
Outubro é o Mês da Inovação. A data, que agora será comemorada todos os anos, foi instituída por decreto pelo Governo Federal e tem como finalidade mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, sobre a importância do empreendedorismo, criatividade e da inovação. Além de criar um ambiente favorável para essas ações.
E é isso que fazemos aqui em São Caetano, onde vivemos inovação e tecnologia todos os dias. A Prefeitura da nossa cidade tem como objetivo melhorar cada vez mais a vida da sua população. Uma gestão totalmente centrada nas pessoas.
Com esse conceito, o município busca utilizar a tecnologia sempre a favor do cidadão, facilitando a sua vida e aperfeiçoando os serviços públicos realizados pela administração.
São Caetano se posiciona entre as melhores do país em rankings de cidades inteligentes, sendo inclusive alçada recentemente ao primeiro lugar em Educação, no estudo Conected Smart Cities 2020, da Urban Systems. Temos aqui instalada uma startup – a única do Grande ABC – dentro do ranking 100 Startups to Watch, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Este ambiente propício à inovação também tem atraído empresas importantes. Neste ano, instalou-se na cidade um unicórnio (startup que vale US$ 1 bilhão). Estamos falando da gigante de logística Loggi.
É geração de emprego e capacitação. Através do Programa Inova São Caetano, incentivamos o empreendedorismo por meio de cursos on-line gratuitos do Capacita SCS, com temas da nova economia e em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
Hoje temos muitas empresas de base tecnológica (algumas startups) entre as que mais arrecadam na cidade e, durante a pandemia, vêm crescendo mês a mês. Além disso, já há casos de empresas do município adquirindo outras do setor de inovação. No meio disso tudo, com muito orgulho, fui convidado a embaixador no Estado de São Paulo no CASE da Abstartups, que é o maior evento de empreendedorismo da América Latina.
Como disse o prefeito José Auricchio Júnior, “todo esse reconhecimento nos incentiva cada vez mais a buscar novas soluções para atender às necessidades da população. Nesse sentido, pensamos a cidade não só para o presente, mas, principalmente, para o futuro. Esta é a garantia de que as novas gerações terão condições de morar em um lugar ainda melhor, superando os desafios e aprimorando cada vez mais a solidariedade, a fraternidade e a igualdade de oportunidades. Dentro deste contexto, a palavra de ordem é inovação. Ela está presente na maior parte das nossas ações”.
E continuamos trabalhando em São Caetano onde teremos o nosso Centro de Inovação. Nessa parceria com a iniciativa privada e utilizando a inovação para melhorar a vida de todos. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo junto com a Inovação.
Artigo de Luiz Gustavo Morcelli, subsecretário de Tecnologia de Inovação de São Caetano