São Caetano disponibiliza testes rápidos de HIV, Hepatite C e sífilis
Os profissionais do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecto-Contagiosas DST/Aids e Hepatites Virais (Cepadi) de São Caetano do Sul, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, estarão à disposição dos moradores da cidade interessados em realizar de forma gratuita testes rápidos de HIV, Hepatite C e sífilis, para diagnosticar precocemente essas doenças. Denominada […]
- Data: 10/09/2013 17:09
- Alterado: 10/09/2013 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Os profissionais do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecto-Contagiosas DST/Aids e Hepatites Virais (Cepadi) de São Caetano do Sul, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, estarão à disposição dos moradores da cidade interessados em realizar de forma gratuita testes rápidos de HIV, Hepatite C e sífilis, para diagnosticar precocemente essas doenças. Denominada Fique Sabendo, a ação está marcada para ocorrer nesta sexta-feira (13/9), das 9 às 15 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Coberta Segato, situada na Avenida Prosperidade, 671, no bairro homônimo.
A atividade foi pensada pela equipe do Cepadi para proporcionar uma melhor resposta caso o paciente tenha o resultado do exame positivo. No caso do HIV, por exemplo, saber do contágio precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo, já que é possível buscar atenção especializada no tempo certo. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chances de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
PROGRAMA – O Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais é oferecido aos sancaetanense pela Prefeitura de São Caetano, em consenso com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto tem um prédio próprio para a promoção de suas atividades, na Avenida Dr. Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação, com atendimento de segunda a sexta-feira. Os telefones são 4229-3020/0255.
O Programa busca cumprir as metas traçadas pelo Estado de São Paulo e Ministério da Saúde no que diz respeito à ampliação do diagnóstico precoce do vírus HIV.