São Caetano capacita equipe da Leroy Merlin para emergências
A capacitação foi realizada na sede da loja, no Bairro Fundação.
- Data: 07/12/2021 17:12
- Alterado: 07/12/2021 17:12
- Autor: Gisele Lopes
- Fonte: PMSCS
Prefeitura de São Caetano capacita equipe da Leroy Merlin para emergências
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
A equipe do SOS Cidadão 156 da Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou nesta segunda-feira (6/12) um treinamento de emergências para 31 funcionários durante a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da empresa Leroy Merlin.
A capacitação envolve aula teórica e prática. “A equipe conseguiu entender o trabalho da regulação em relação aos chamados recebidos pelo 156 e parada cardiorrespiratória em adultos com avaliação e manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar)”, explicou a coordenadora do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz.
“Nossos funcionários estão aptos a identificar uma parada cardíaca, para onde ligar e o que informar ao atendente da emergência. Aprenderam a fazer compressão torácica, a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) de forma simples e lúdica. Somando a equipe que foi capacitada ontem e os 20 brigadistas que também já haviam recebido treinamento, temos 40% de nossos colaboradores aptos a identificar e realizar RCP”, destacou Johney Monte, Gerente de Relacionamento.
SOS Cidadão 156
É um serviço municipal de excelência, especializado em atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência na cidade. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais capacitados.
O socorro é prestado após chamada feita para o telefone 0800 7000 156. A equipe de atendentes identifica a emergência, colhe dados do endereço e referências do local. Imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Ao falar com o médico, o solicitante explica a necessidade do socorro. O médico classifica de acordo com a gravidade do caso.
Casos em que haja necessidade de avaliação médica, porém, sem risco de morte e/ou perda de funções serão classificados em verde. Portanto, são casos de urgência de prioridade baixa. E podem ser socorridos em até 3 horas.
Casos com potencial de agravo serão classificados como amarelo e devem ser atendidos em até 1 hora. Apresentam casos de urgência moderada quando há a necessidade de atendimento médico, porém, não de imediato.
E, casos de extrema urgência são classificados em vermelho e devem ser atendidos em até 10 minutos. Entre os casos de prioridade absoluta, destacam-se: paradas cardíacas e respiratórias, queda acidental e atropelamentos, acidentes e traumas com vítimas, choque elétrico, afogamentos, trabalho de parto , entre outros.