São Caetano apresenta experiências que mantém a cidade com melhor IDH do Brasil
Seais participou de um encontro promovido pelo Governo de Roraima
- Data: 19/11/2021 16:11
- Alterado: 19/11/2021 16:11
- Autor: Gisele Lopes
- Fonte: PMSCS
São Caetano apresenta experiências que mantém a cidade com melhor IDH do Brasil em encontro realizado pelo Governo de Roraima
Crédito:Divulgação / PMSCS
A Secretaria de Assistência e Inclusão Social (Seais) de São Caetano do Sul participou nesta sexta-feira (19/11) de um encontro híbrido promovido pelo Governo de Roraima, que presta apoio técnico aos municípios do Estado, durante a elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social com estratégias, objetivos e metas, que impactarão a vida de famílias e indivíduos em vulnerabilidade social, entre os anos de 2022 e 2025. São Caetano foi convidada para apresentar as experiências exitosas da execução da política de assistência social no município que tem o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.
A abertura do evento foi feita pela secretária do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima, Tânia Soares de Souza, que falou sobre o Roraima 2030, programa que define metas de trabalho em áreas estratégicas, com o objetivo de garantir o crescimento socioeconômico e a redução do desmatamento no Estado. O secretário municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho de Lagarto (Sergipe), Valdiosmar Vieira Santos, abordou o Plano Decenal de Assistência Social.
O secretário do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Roraima, Emerson Carlos Baú, discursou sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o mestre em Antropologia Social na Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Wanderley Gurgel, explicou o que é IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano).
A secretária da Seais, Marisa Catalão, levou informações sobre São Caetano do Sul e as ações que fizeram com que a cidade alcançasse o melhor IDH do país. “Além de termos o melhor IDH do Brasil 0,862 (PNUD/2010), somos também o 48º maior PIB brasileiro” afirmou.
O IDH é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de Educação, Saúde e Renda.
Marisa explicou que a cidade conta com 100% do esgoto tratado, água encanada, luz elétrica e saneamento, todas as ruas são asfaltadas e falou sobre programas sociais, de Educação e Saúde. “Os bons indicadores que mantêm a cidade com o melhor IDH do País, se devem aos investimentos na área social, como é o caso da instalação de cinco centros para a Terceira Idade. Temos quase um terço da população com mais de 60 anos e boa parte é de associados aos CISEs (Centro Integrado de Saúde e Educação) para Terceira Idade onde, de forma gratuita e sob supervisão de profissionais especializados, os moradores praticam esportes, participam de atividades culturais e de lazer. Há também atendimento médico, odontológico, psicológico e de fisioterapeutas” finalizou Marisa.