Santo André terá programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher
Cidade realizará ações em diversas áreas como saúde, educação, assistência social, segurança e cultura
- Data: 07/03/2024 09:03
- Alterado: 07/03/2024 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Hospital da Mulher
Crédito:Helber Aggio/PSA
Santo André terá extensa programação relacionada ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8). Haverá ações em áreas como saúde, educação, assistência social, segurança e cultura, com palestras, realização de atividades e lançamento de iniciativas.
Saúde – Entre as ações, um dos destaques é o lançamento da cartilha “A Saúde da Mulher”, que acontece na sexta-feira, a partir das 15h, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, no Parque das Nações. A publicação, que será virtual e acessada por meio de um QR code, visa facilitar o acesso à rede municipal de saúde em todas as fases da vida da mulher.
Também para lembrar a data, os dois hospitais da cidade, o Centro Hospitalar Municipal (CHM) e o Hospital da Mulher, terão suas fachadas iluminadas de cor-de-rosa durante todo o mês de março.
Ainda no Hospital da Mulher serão intensificados os exames de imagens, com a oferta de 4 mil exames de ultrassom e de 500 de mamografia durante todo o mês. Na sexta-feira, pacientes internadas serão envolvidas em uma ação voltada para o bem-estar, a tríade sensorial, que envolve musicoterapia, aromaterapia e massagem das mãos. As voluntárias, na espera do ambulatório e Pronto Atendimento, entregarão plantas suculentas, como gesto de carinho e atenção.
Nas unidades básicas de saúde haverá diversos eventos com foco na saúde da mulher, desde rodas de conversa, grupo de atividade física, caminhadas, avaliação médica e de enfermagem, massagem, entre outras.
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Secretaria de Saúde realizam no sábado (9) ação de saúde e práticas esportivas no Parque Natural Municipal do Pedroso. As atividades são totalmente gratuitas e ocorrerão das 8h às 12h.
O evento integra os programas Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) pela Cidade e o Saúde em Movimento, conduzidos pela Secretaria de Saúde. Na área de eventos da Unidade de Conservação, os profissionais realizarão aferição de pressão, auriculoterapia (alívio de dores por meio de pontos localizados na orelha), análise de bioimpedância, orientação nutricional, além de promover atividades físicas e aula de zumba.
Assistência social – A Secretaria de Assistência Social preparou ações do Vem Maria, serviço que promove acolhimento, acompanhamento e atendimento social a munícipes vítimas de violência.
Na sexta-feira, às 14h, haverá uma tarde de confraternização entre mulheres na sede do Vem Maria, localizada na Alameda Gaspar Nogueira, 31, no bairro Jardim. O encontro contará com momentos lúdicos do bingo “Mulheres para se inspirar” e música de karaokê.
O tema “Prevenção às formas de violência contra mulher e relacionamentos abusivos” será debatido no dia 12 (terça-feira), das 9h às 12h, no Senac Santo André, que fica na Avenida Ramiro Colleoni, 110, no Centro.
No dia 15 (sexta-feira), às 13h30, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Utinga, ocorre uma roda de conversa sobre prevenção à violência doméstica. O endereço é Avenida Utinga, 1.971.
A temática “Prevenção às formas de violência contra mulher e relacionamentos abusivos” volta a ser debatida no dia 18 (segunda-feira), das 10h30 às 12h, no Senac Santo André. O tema será abordado novamente no mesmo local no dia 20 (quarta-feira), das 19h às 20h30, e no dia 21 (quinta-feira), das 15h às 17h30.
No dia 20, das 10h às 12h, ocorre um Café Sensorial e Vivência de Yoga no Parque Celso Daniel (Avenida Dom Pedro II, 940 – Bairro Jardim). Na mesma data, às 9h, o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População de Rua) recebe ação conjunta do Consultório na Rua e Vem Maria para mulheres em situação de rua.
No dia 28 (quinta-feira), às 10h, o Cras Centro (Rua Xavier de Toledo, 350 – Centro) traz uma roda de conversa sobre prevenção à violência doméstica.
Educação – Os Centros Educacionais de Santo André (Cesas) estão com programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante todo o mês de março as 12 unidades terão atividades como yoga para mulheres, meditação feminina, palestras incluindo temas como saúde, promoção e qualidade de vida e menopausa, além de hidroginástica, ginástica, entre outros.
Cada Cesa terá a sua programação divulgada pelas próprias unidades. Os interessados devem comparecer no dia e local da atividade de interesse.
Empreendedorismo – O Cras Jardim Santo André (Rua Tom Jobim, 19) receberá nos dias 8, 11, 13, 18, 20 e 22, das 8h às 12h, o programa de capacitação Mil Mulheres, iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Santo André. A ação tem como objetivo assistir mulheres em situação de vulnerabilidade atuando em duas frentes: no desenvolvimento pessoal e no conhecimento sobre gestão de negócios.
No dia 22, o escritório regional do Sebrae (Rua das Figueiras, 315 – Bairro Jardim) recebe o Encontro de Lideranças Femininas, que conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Escola de Ouro Andreense. A iniciativa reúne representantes de grupos de empreendedorismo feminino que atuam na região para a troca de informações, de ideias e para a construção de novas possibilidades de ações em conjunto.
Segurança – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizará na sexta-feira, às 9h, um evento que contará com palestras, café da manhã e música ao vivo para as guardas que integram a corporação.
Na ocasião, as GCMs serão homenageadas e receberão lembranças alusivas à data. O evento será realizado na sede da Guarda Civil Municipal, na Rua Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 200, na Vila Aquilino.
Cultura – O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, será palco a partir desta quinta-feira (7) do projeto ‘Mulheres Em Cantadas’, que vai apresentar ao longo deste mês manifestações musicais, literárias e teatrais de mulheres do ABC. O evento acontece nos dias 7, 8, 9, 15 e 16 de março, com realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita, sem ingressos antecipados.
No dia 27 (quarta-feira) será realizada uma edição especial do Canja com Canja, a partir das 19h. As inscrições para músicos interessados em participar está disponível no link http://acesse.santoandre.br/InscricoesCanja