Santo André recebe exposição Os Papas em Israel, a Terra Santa
Painéis mostram diversas imagens papais; mostra pode ser vista até o dia 27 na Igreja Nosso Senhor do Bonfim
- Data: 23/12/2014 17:12
- Alterado: 23/12/2014 17:12
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Como mais uma iniciativa após a formalização de cooperação entre Santo André e o Consulado-Geral de Israel em São Paulo, a cidade inaugura a partir de amanhã (24), véspera de Natal, a exposição Os Papas em Israel, a Terra Santa. A visitação estará aberta ao público entre 5 e 27 de janeiro do ano que vem. Com vinte painéis fotográficos, a exposição retrata, por exemplo, visitas dos pontífices Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI a vários locais de Jerusalém, considerados sagrados, como a Via Dolorosa, que segundo a tradição cristã teria sido o caminho no qual Jesus Cristo carregou a cruz. As fotos também trazem visitas às igrejas do Santo Sepulcro e de Getsêmani, ao Muro das Lamentações e à Basílica da Anunciação.
Para o pároco da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, frei Nestor Marin, a exposição é importante para revelar o compromisso com a nossa fé. “Através das imagens vamos poder olhar à história, por onde o filho de Deus passou e no momento em que os papas visitam Israel, a mensagem que fica é a de alimentar o nosso compromisso com as raízes da nossa fé, do nosso batismo”, comentou o frei. Representando o Consulado, o assessor Allan Berkiensztat, chamou a atenção para o caráter de tolerância da exposição. “Nos painéis estão representados o diálogo interreligioso, a busca incessante para que haja paz entre os povos que frequentam Jerusalém”.
Antes de chegar em Santo André, a exposição passou pela Catedral da Sé, pelo Mosteiro de São Bento e o Centro de Cultura Judaica, em São Paulo. Durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, ficou exposta no monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A mostra também passou por Brasília.
O presidente da Arisa (Associação Religiosa Israelita de Santo André), Bernardo Rojz, disse que a exposição vem na esteira do acordo de cooperação firmado, neste mês, pela Prefeitura de Santo André e o Consulado. “A exposição mostrará a importância que Jerusalém tem para as três grandes religiões monoteístas”, completou Rojz, ao se referir ao Cristianismo, ao Judaísmo e ao Islamismo.
O secretário de Cultura e Turismo de Santo André, Tiago Nogueira, também valorizou a exposição como primeira ação do intercâmbio de conhecimento e de cooperação e da troca de experiências entre a cidade e o Consulado-Geral. “A exposição se encaixa na cooperação cultural do nosso acordo e trará para a nossa cidade, através das fotografias, momentos históricos das visitas dos papas à Israel, quando a busca pela paz e a concórdia entre os povos estiveram em evidência com as visitas”, ressaltou.
A exposição, até 27 de janeiro (dia em memória às vítimas do Holocausto), ficará na Igreja Nosso Senhor do Bonfim (rua Oratório, 1458, entrada pelo estacionamento), das 15h às 20h. A realização é do Consulado-Geral de Israel em São Paulo e da Diocese de Santo André e conta com os apoios da Arisa, da Federação Israelita do Estado de São Paulo, da Embaixada de Israel e da Prefeitura de Santo André.