Santo André realiza simulado de múltiplas vítimas neste sábado
Ação ocorrerá na estrada do Pedroso a partir 9h e mobilizará cerca de 100 profissionais
- Data: 12/09/2019 13:09
- Alterado: 12/09/2019 13:09
- Autor: Rafaela Mazarin
- Fonte: Secom-PSA
Crédito:Divulgação/PSA
A Secretaria de Saúde de Santo André realizará neste sábado (14) mais uma edição do Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas, com a participação de cerca de 100 profissionais. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Urgência e Emergência do município e tem como objetivo capacitar os profissionais de departamentos públicos e privados da cidade. As atividades vão acontecer na estrada do Pedroso, a partir das 9h, em frente à base da GCM (Guarda Civil Municipal).
O simulado é um exercício prático que imita uma situação real, cuja finalidade é avaliar a eficiência dos planos de emergência, bem como capacitar as equipes envolvidas. A ação, que geralmente envolve apenas a área de urgência e emergência, desta vez contará com o reforço da Unidade Saúde da Família Parque Miami.
Nesta edição será simulado um acidente de trânsito envolvendo uma van, uma moto e um carro. O acidente resultará em 30 vítimas, que serão encaminhadas para a rede de saúde pública e privada. Conforme a gravidade dos ferimentos, os pacientes serão divididos em quatro escalas de prioridades, classificadas por cores: sete com ferimentos graves (cor vermelha), dez com ferimentos moderados (cor amarela), dez com ferimentos mínimos (cor verde) e três vítimas com ferimentos críticos que indicam morte iminente (cor cinza). Por causa da ação, haverá interdição parcial da estrada do Pedroso.
A Prefeitura de Santo André participará com equipes da Guarda Civil Municipal, Departamento de Engenharia de Tráfego, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, Hospital da Mulher, Unidade Saúde da Família Parque Miami e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Instituições administradas pelo Estado também participarão, sendo elas a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal e Hospital Mário Covas. As equipes do Samu de Diadema e Mauá também darão apoio à ação.
Entre os equipamentos privados que participarão do simulado estão os hospitais Brasil, Santa Helena, Christóvão da Gama, Faculdade de Medicina do ABC e Grupo Stilo.