Santo André realiza ‘Oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculo’
Para participar basta contatar o local mais próximo e verificar a lista de cursos oferecidos; iniciativas funcionarão em rodízio durante seis meses
- Data: 18/10/2013 09:10
- Alterado: 18/10/2013 09:10
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Nesta segunda-feira (21), serão abertas as Oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, vinculadas à Secretaria de Inclusão Social de Santo André. Iniciativas como essas constam do Plano Nacional de Assistência Social, que, entre outros objetivos, assegura proteção e garante o direito dos cidadãos em situações de vulnerabilidade social. Durante seis meses, uma grade de programação extensa e variada será oferecida à população de Santo André de todas as faixas etárias.
As oficinas são ações socioeducativas que visam à melhoria da convivência familiar e o fortalecimento de vínculos dos seus integrantes. “Elas buscam assegurar o direito da segurança do convívio, com vistas ao enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, situações discriminatórias e estigmatizadas, por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertencimento e coletividade”, resumiu a primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Fátima Grana.
As atividades, de caráter lúdico e interativo, propiciam trocas de experiências, vivências individuais e grupais, assim como o desenvolvimento da autonomia, promovendo maior conscientização social, cultural e cidadã. Por isso, em Santo André, estão organizadas para atender cada grupo em sua especificidade: crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiências e população de rua.
Só para se ter uma ideia, a grade do ciclo de oficinas incluirá aulas de hip hop, bijuteria de tecido, arte terapia, libras, pintura, corte e costura, capoeira, teatro, manicure, informática, danças brasileiras, grafite e brincadeiras e ritmos moçambicanos. Durante aproximadamente duas horas, uma ou duas vezes na semana, na parte da manhã ou tarde, os participantes farão cursos de 16 a 20 horas. A oficina de informática terá a maior duração: cerca de 80 horas.
SERVIÇO
‘Oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculo’
Data – início na próxima segunda-feira (21)
Horário – manhã e tarde
Local – Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e outros equipamentos públicos
Informações
Cras Centro – Rua Xavier de Toledo, 350 – Centro – 4433-4550
Cras Cidade São Jorge – Avenida São Paulo 1.116/1.120 – Cidade São Jorge – 4474-2712
Cras Vila Luzita – Estrada do Pedroso, 236 – Vila Luzita – 4455-8527
Cras Recreio/Miami – Rua Macaco Prego, 34 – Recreio da Borda do Campo – 4457-9880
Creas – Rua Senador Fláquer, 351 – Centro – 4433-4576