Santo André realiza mutirão para cirurgia de catarata
Ação será realizada dia 29 de junho, das 8h às 17h, no Instituto de Olhos, em 50 pacientes pré-agendados e com diagnóstico da doença
- Data: 17/06/2013 12:06
- Alterado: 17/06/2013 12:06
- Autor: Elaine Granconato
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A Secretaria de Saúde de Santo André, em parceria com a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), promove mutirão para realização de 50 cirurgias de catarata no próximo dia 29, das 8h às 17h, no centro cirúrgico do Instituto de Olhos – campus da universidade. Os pacientes pré-agendados, todos já com diagnóstico da doença, são usuários das unidades municipais de Saúde e foram encaminhados pela Administração para completa avaliação oftalmológica na instituição. A força-tarefa é para diminuir a fila de espera na cidade – que gira hoje em torno de 150 pessoas.
Entre março e a primeira quinzena de junho, os profissionais do Instituto de Olhos realizaram a avaliação nos usuários andreenses, que incluiu desde consultas e exames com biometria a procedimento clínico pré-cirúrgico e exames de sangue e eletrocardiograma. A Secretaria de Saúde encaminhou, aproximadamente, 315 pacientes ao longo dos quatro meses para a triagem. A partir dos resultados, 50 pacientes com diagnóstico confirmado foram agendados. Cada cirurgia gira em torno de 30 minutos – entre professores e médicos residentes serão em torno de 50 oftalmologistas envolvidos na ação.
“Não sabemos ao certo quantas cirurgias serão realizadas no dia por conta de diversos fatores, incluindo a situação clínica do paciente no momento, que, às vezes, não é favorável ao procedimento”, afirmou Maria Aparecida das Neves, médica responsável pela Central de Agendamento/Regulação de Santo André. Vale lembrar que a catarata está classificada entre as doenças que mais ocasionam cegueira no País.
E Maria Aparecida acrescentou: “A Secretaria de Saúde, juntamente com a disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, pretende agilizar o procedimento cirúrgico para pacientes que estão em fila de espera”. Mesma opinião do secretário adjunto de Saúde, Jurandyr Teixeira das Neves. “Nosso esforço é em praticamente zerar a fila dos munícipes que sofrem com a doença”, afirmou.
Professor titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, o médico José Ricardo Rehder ressaltou a redução da demanda pela cirurgia no município e a melhora da qualidade de vida da população. “A cirurgia de catarata permite que o doente volte a enxergar, o que impacta diretamente nesse bem-estar”, avaliou. Em média, a instituição universitária, mantida pela Fundação ABC, realiza 200 cirurgias de catarata por mês em atendimento às sete cidades do Grande ABC.
GRATUITO – Embora seja uma das principais causas de cegueira, a catarata tem cura por meio da cirurgia e colocação de lentes intra-oculares especiais. O procedimento é realizado gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) – na maioria das vezes em mutirões organizados pelos hospitais-escola.
No caso da parceria entre Prefeitura de Santo André e Faculdade de Medicina, a ação será fechada para público pré-agendado. “Não será um mutirão onde os pacientes comparecem espontaneamente e serão agendados para cirurgia, após triagem”, reforçou a médica Maria Aparecida.
A principal causa da doença é o envelhecimento, que geralmente atinge pessoas com mais de 60 anos. Trata-se de lesão ocular que deixa opaco o cristalino – lente situada atrás da íris, cuja transparência permite que raios de luz atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. A catarata pode atingir um ou dois olhos. Entre os sinais para evolução do problema está a visão turva ou embaraçada.