Santo André promove Campanha de Osteoporose para público feminino
Ação gratuita de prevenção será realizada pelo Programa de Saúde da Mulher de 24 a 28 de junho, na Unidades de Saúde Centro; 600 exames de ultrassonografia estão previstos
- Data: 19/06/2013 14:06
- Alterado: 19/06/2013 14:06
- Autor: Elaine Granconato
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Maior incidência no sexo feminino, principalmente em mulheres na pós-menopausa e acima de 60 anos, a osteoporose será alvo de campanha de prevenção de 24 a 28 de junho no município. A doença silenciosa, que significa a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis, não tem cura. No entanto, a ultrassonografia óssea de calcâneo é a triagem inicial para se detectar ou não o problema. A Unidade de Saúde Centro, localizada na rua Campos Sales, 575, será a referência para realização do exame gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As cerca de 600 pacientes foram previamente agendadas das 33 unidades de Saúde da cidade.
A proposta é que sejam realizados, durante os cinco dias, até 600 exames – entre 100 e 120 por dia. Procedimento simples de ser feito, o resultado da ultrassonografia será obtido pela paciente, segundos depois na unidade de saúde. “Vamos selecionar os casos mais graves e evidentes para uma próxima etapa. A usuária fará o exame de densitometria óssea, que detecta e define o diagnóstico da doença”, explicou o médico José Carlos de Araújo, coordenador do Programa de Saúde da Mulher, que é vinculado ao Departamento de Assistência à Saúde de Santo André.
A campanha será realizada em parceria com a Indústria Farmacêutica Eli Lilly, que ficará responsável pelo fornecimento do equipamento, operador e todo material (insumos) a ser utilizado. À Prefeitura, além de oferecer o local para realização dos exames e funcionários para acolhimento das pacientes agendadas, possui serviço especializado que é o Ambulatório de Osteoporose, instalado no Centro de Especialidades 3, na Vila Vitória (Rua Paulo Novais, 501).
“A osteoporose é uma doença silenciosa, sem dor ou sintoma”, apontou o médico e coordenador. Ainda de acordo com Araújo, estudos científicos na área comprovam que, um terço de todas as mulheres, acima de 65 anos, terá osteoporose. Entre as principais causas estão menopausa, idade avançada, histórico familiar e constituição física magra. É mais frequente na raça branca e em asiáticas. “Nas mulheres menopausadas há perda de massa óssea por falta de hormônio”, explicou.
Infelizmente, a osteoporose não tem cura. O tratamento, porém, deve ser feito por médicos especializados. Alguns medicamentos estabilizam o quadro da doença ou melhoram o problema. O que representa evitar maiores complicações e reduzir o risco de fraturas – acima de 70 anos, segundo o médico, 50% das mulheres terão algum tipo de fratura: fêmur ou coluna. O exercício físico mais adequado é a caminhada, de baixo impacto, claro que após recomendação médica. Os alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e derivados (iogurtes e queijos) – é bom evitar carne vermelha, refrigerante, café e sal.
SEM HOMENS – No Ambulatório de Osteoporose, criado em maio de 2010 pela Administração, em média, 80 pacientes são atendidas por mês. Não há homens sendo acompanhados até o momento, o que comprova a maior incidência da doença no público feminino. Ali, as usuárias chegam após passarem, inicialmente, por consulta em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), com o clínico ou ginecologista, já com o resultado do exame de densitometria óssea apresentando o problema. Nesse caso, é feito o encaminhamento da paciente ao ambulatório e marcada a consulta pela Central de Regulação, serviço da Secretária de Saúde de Santo André.
Para a médica ginecologista Lilian Márcia Formigoni Zequi, coordenadora do ambulatório de osteoporose, a campanha municipal chega em boa hora. “A prevenção, junto ao tratamento da doença, evitará que a longo prazo ocorra uma fratura com suas consequências”, avaliou. A ação também é importante para se fazer o rastreamento da doença em um grupo de risco. Neste caso, as mulheres menopausadas.
Tempo em Santo André para amanhã
27/12
Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
Santo André
Max: 24°C
Min: 20°C
Chuva em
Santo André
Probabilidade: 100%
Quantidade: 45mm
Ventos em
Santo André
Velocidade: 9km/h