Santo André lança videoregistro do 48º Salão de Contemporânea Arte Luiz Sacilotto
Formato foi adaptado por conta da pandemia; trabalhos evidenciam potência e diversidade nas artes visuais brasileiras
- Data: 17/12/2020 09:12
- Alterado: 17/12/2020 09:12
- Autor: Daniela Mian
- Fonte: Secom PSA
Obra Sala #16
Crédito:Renato Rios/Divulgação
A edição deste ano do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que chega à sua 48ª edição, ganhou um formato inédito por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, organizadora da mostra, lançou nesta quarta-feira (16), em suas redes sociais, um videoregistro para que o público possa conhecer as obras e trabalhos dos artistas selecionados e premiados mesmo sem visitação presencial.
O vídeo é um passeio pela exposição que chegou a ser montada no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, a casa oficial do Salão ao longo das décadas. Dentre o número recorde de 513 inscritos, podem ser conferidos 52 trabalhos de 32 artistas selecionados pela Comissão de Seleção e Premiação formada pela artista Cristina Suzuki, a curadora Isabella Rjeille e o galerista Thomaz Pacheco. Estarão disponíveis também materiais complementares como as duas performances contempladas, um vídeo, depoimentos dos artistas e do júri e as fichas técnicas das obras.
Além da expressiva quantidade de participantes, a 48ª edição apresenta grande diversidade territorial, contemplando artistas de todas as regiões do País e de cidades tradicionalmente fora do circuito artístico. A mostra oferece um conjunto de trabalhos muito representativos da cena artística atual, executados com rigor na aplicação das variadas técnicas, como: vídeos, fotografias, performances, instalações, desenhos, gravuras, pinturas e esculturas.
“Esta representatividade foi possível pela aplicação de novas práticas artísticas e curatoriais adotadas pela comissão de seleção e premiação, com um olhar que buscou estender suas pesquisas do campo de experiência metodológica para outros campos de experimentação, revelando questões relacionadas a novos modelos, novas métricas e valores, conceitos de transversalidade, a equidade de gêneros, de raça, povos e de classes sociais com os processos artísticos”, explicou o curador da Casa do Olhar, Reinaldo Botelho.
Participam da mostra Alexandre dos Anjos, Alice Yura (Prêmio Estímulo), Ananda Trezena, André Arçari, Andrey Koens, Bruno Pastore, Cyshimi, Denise Camargo (Prêmio Aquisição), Elisa Arruda, Estêvão Parreiras, Gabriel Torggler, Fraus, Higo Joseph, Julia Angulo, Julian Campos, Liliana Alves (Prêmio Aquisição), Lucas Ero (Prêmio Aquisição), Lucélia Maciel, Márcia Morelli, Marc do Nascimento, Marina Woisky, Niki Nomura, Rafa Silvares, Renan Marcondes (Prêmio Aquisição), Renato Rios (Prêmio Aquisição), Rodrigo D’Alcântara, Sara Não Tem Nome (Prêmio Aquisição), Sheyla Ayo, Simone Fontana Reis, Sofia Lotti (Prêmio Aquisição), Tangerina Bruno e Val de Souza.
O videoregistro pode ser conferido no Youtube (), Instagram (@casadoolharoficial) e Facebook (facebook.com/casadoolharoficial).
Serviço:
Videoregistro do 48º Salão de Contemporânea Arte Luiz Sacilotto
Youtube: bit.ly/3oR3419
Instagram: @casadoolharoficial
Facebook: facebook.com/casadoolharoficial