Santo André lança projeto ‘Música na Escola’
Mais de 25 mil alunos serão beneficiados com ações que vão desde a formação dos professores até aulas de música com instrumentos; plano é montar uma orquestra Infanto-Juvenil
- Data: 30/10/2013 07:10
- Alterado: 30/10/2013 07:10
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A música está entrando definitivamente nas salas de aula da rede municipal de ensino de Santo André com a implementação do projeto Música na Escola, lançado oficialmente no último sábado (26), em cerimônia realizada na Sabina Escola Parque do Conhecimento, e que deverá beneficiar cerca de 25 mil estudantes. A iniciativa, composta por várias frentes de ação, vai além da perspectiva de atender a Lei 11.769 – que determina a obrigatoriedade do ensino de música no quadro curricular da Educação Básica –, propõe a inserção dos jovens no mundo artístico, além de garantir mais uma ferramenta para aprimorar a formação das crianças.
O projeto, fruto de parceria entre as secretarias de Educação, de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e o Instituto Vitalis, proporcionará formação para os professores da rede municipal com aulas semanais na Sabina Escola Parque do Conhecimento, apresentações da OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André) e da Sinfonieta (orquestra em tamanho reduzido) dentro das escolas para aproximar as crianças desta linguagem artística e sensibilizá-las para o aprendizado.
Os alunos do 2º ano do ensino fundamental dos dez Cesas (Centros Educacionais de Santo André), aproximadamente 1.400 crianças, já estão tendo aulas com instrumentos musicais como violino e flauta, além do canto coral, ministradas por professores de música, durante o período regular. Os estudantes de outras unidades do município podem participar de cursos que também são realizados nos Cesas, no contraturno. O maestro Carlos Eduardo Moreno, regente da OSSA, participa da idealização do projeto que dará origem à formação de uma orquestra infanto-juvenil e coral até 2016.
Entre os objetivos do projeto está o desenvolvimento da sensibilidade estética e artísticas de crianças e adolescentes, a promoção e o encantamento pela música e preparar os alunos para a prática vocal e instrumental, bem como proporcionar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor das crianças. A Secretaria de Educação planeja estender as aulas para todas as outras 41 Emeiefs da rede também até 2016.
SABINA – A Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, ganhou um novo laboratório musical que também faz parte do projeto Música na Escola. Trata-se de uma área dedicada ao ensino desta arte, totalmente pensada para as crianças, repleta de painéis coloridos que trazem informações sobre a história da música, instrumentos musicais e curiosidades sobre o tema. O espaço será visitado por escolas, dando apoio aos professores nas aulas, e também receberá o público em geral nos finais de semana.