Santo André investe em inclusão digital com uso de tablets em sala de aula
Prefeitura já distribuiu mais de 20 mil equipamentos a alunos e professores da rede municipal
- Data: 19/06/2022 17:06
- Alterado: 19/06/2022 17:06
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PSA
Crédito:Angelo Baima/PSA
O uso de tablets durante as aulas da rede municipal de ensino reforça o investimento da Educação de Santo André em tecnologia. A inclusão digital garante a alunos e professores o acesso aos conteúdos pedagógicos de forma rápida e eficiente. Na Emeief Cidade Takasaki, no Jardim Alzira Franco, por exemplo, os dispositivos móveis serviram como apoio nos estudos preparatórios para a prova da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).
Durante as aulas, a escola incentiva o uso de aplicativos disponíveis nos aparelhos, como o Stellarium e Solar System Scope, que auxiliam os alunos no processo de exploração e construção de ideias com base no sistema solar.
Para a aluna Emmanuely Silva, de 9 anos, a interação com o tablet trouxe experiências positivas. “Estou aprendendo ainda mais sobre os planetas, curiosidades e o que tem dentro de cada um deles”, destaca.
As aulas com os tablets duram cerca de uma hora, mas a unidade de ensino estimula que os alunos utilizem os aplicativos e estudem os temas também em casa. “Com os aplicativos aprendemos e nos divertimos ao mesmo tempo”, completa o aluno Maderson Alves dos Santos, de 8 anos.
O aplicativo Stellarium apresenta o céu em três dimensões como se estivesse sendo visto a olho nu, com binóculos ou telescópio. Já o Solar System Scope traz uma maneira divertida de explorar, descobrir e brincar com o sistema solar e o espaço sideral.
Para a professora Alessandra Aparecida das Neves Santana, o manuseio dos tablets abre a janela para o mundo e o conhecimento. “O tablet nos ajuda a enxergar o que não conseguimos ver com os olhos. As aulas desta forma vão além dos muros da escola de forma significativa e prazerosa. A troca de conhecimento entre os alunos também é muito bacana”, destaca.
“Dentro da rotina dos alunos buscamos oferecer educação de qualidade com eficiência.Temos recebido retorno muito positivo por parte dos pais e essa iniciativa auxilia no planejamento inserindo a tecnologia, principalmente neste retorno presencial”, reforça a assistente pedagógica Denise Pereira Pedro Souza.
Digitalização – Integrando um dos eixos do programa Qualieducação, que trata do investimento em tecnologia, a Prefeitura de Santo André já entregou 22.035 tablets para alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para professores da rede municipal.
Os aparelhos contam com a plataforma Teams for Education, fruto da parceria (sem custo para o município) entre a Secretaria de Educação e a Microsoft, que proporciona acesso de todos os alunos e professores da rede.
Além disso, alunos e professores da rede receberam chips para acesso gratuito à internet como forma de viabilizar conteúdos e ferramentas pedagógicas.