Santo André inicia programa de revitalização de vielas
Pontapé foi dado em cinco delas, localizadas no bairro Cidade São Jorge; acessibilidade é o ponto forte
- Data: 04/10/2013 18:10
- Alterado: 04/10/2013 18:10
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
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A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou pelo bairro Cidade São Jorge um amplo programa de revitalização de vielas na cidade. Localizadas em cruzamentos da Avenida São Paulo, nas ruas Sergipe, Minas Gerais e Amazonas, as antigas passagens de paralelepípedos deram lugar a locais totalmente acessíveis, com rampas, cobertura asfáltica, corrimãos, instalação de iluminação, guias e adequação de calçadas. As intervenções, realizadas nas vielas íngremes inauguradas oficialmente nesta sexta-feira (4), contemplam ainda a instalação de piso tátil para acesso de deficientes visuais.
Com investimento de R$ 77.518,46, as intervenções são as primeiras de um diagnóstico preciso das vielas da cidade, é o que aponta o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra. “Fizemos a qualificação dessas vias, por meio de um grande programa que estamos implantando. Divididos em vias de uso local e de pedestres e as primárias de veículos. Atendemos uma demanda de mais de cinco anos”, pontuou o secretário.
Presente no bairro, o prefeito Carlos Grana visitou cada uma das vielas e conversou com moradores e comerciantes sobre as revitalizações. “Aqui não era uma rua, nem viela. Era um caminho, que as pessoas utilizavam para se locomover de um quarteirão para outro. Começamos pelo Cidade São Jorge, que marca o início de um programa extremamente importante para agilizar a mobilidade na nossa cidade”, pontuou o chefe do Executivo.
RUA NOVA – Paulinho Serra afirmou ainda que, paralelamente ao processo de diagnóstico de vielas, as vias primárias de veículos serão o outro mote com o início do programa Rua Nova. A expectativa da Secretaria de Obras e Serviços Públicos é que 40 quilômetros de via sejam recapeadas no próximo ano. Para efeito de comparação, nos últimos quatro anos, foram feitos apenas 18 quilômetros. Adequações também serão feitas, com instalação de rampas de acesso e pisos táteis, além da revisão de toda a iluminação