Santo André entrega revitalização da UTI Neonatal do Hospital da Mulher
Espaço foi adequado aos padrões do programa Qualisaúde visando melhor infraestrutura para o cuidado dos bebês, além do conforto de acompanhantes e colaboradores
- Data: 03/07/2024 14:07
- Alterado: 03/07/2024 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMSA
Crédito:Alex Cavanha/PSA
Uma nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal foi entregue no Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, no Parque Novo Oratório, em Santo André. O espaço, que começou a funcionar no final de junho, passou por requalificação completa, incluindo troca de piso, nova pintura e novo projeto de comunicação visual.
“Essa nova UTI ficou linda com tudo o que tem de melhor e mais moderno pra gente continuar cuidando das nossas crianças. O Hospital da Mulher, que já é uma referência para Santo André e para a região, está cada vez mais adequado ao padrão Qualisaúde, com a mais alta qualidade. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirma o prefeito Paulo Serra.
As obras da nova UTI Neo receberam investimento de R$ 1,5 milhão, recurso oriundo do Governo de São Paulo, após articulação parlamentar. O valor engloba ainda a revitalização das unidades de internação do primeiro e do segundo andares, que tiveram os pisos totalmente trocados.
“É muito gratificante ver a expansão do programa Qualisaúde para toda a nossa rede. Após mais de 40 unidades modernizadas, do Poupatempo da Saúde e do Centro Hospitalar Municipal (CHM), que passou pela maior revitalização de toda a sua história centenária, chegou a vez do Hospital da Mulher. Isso é fruto de muito trabalho e da boa relação com o governo do Estado. A UTI Neo é a primeira ala entregue dentre outras que virão, pois o trabalho não para”, garante o secretário de Saúde, Acacio Miranda.
A unidade neonatal do Hospital da Mulher conta com 24 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo um de isolamento, oito leitos de Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) e oito leitos Canguru (conforme método de cuidado humanizado ao recém-nascido prematuro e sua família). Também foram readequados os postos de enfermagem e as áreas de prescrição médica.
“Onde antes tínhamos um espaço precisando de melhorias, hoje temos um local remodelado e não é somente a infraestrutura. A partir daí, podemos oferecer melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores, o que vai refletir sem dúvida no cuidado com os nossos bebês e no conforto aos acompanhantes. Tudo é consequência, uma melhor ambiência que traz o aconchego. E nossas equipes, tanto multidisciplinar quanto de enfermagem, já desenvolvem um trabalho incrível de humanização junto às mamães da Neo, com oficinas e outras ações de acolhimento”, destaca a diretora técnica do Hospital da Mulher, Ana Paula Ponceano.