Santo André entrega maior Caps do ABC

Estrutura de 746 metros quadrados vai abrigar Centro de Atenção Psicossocial Iana Profeta Ribeiro a partir desta quinta

  • Data: 21/12/2022 19:12
  • Alterado: 21/12/2022 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André
Santo André entrega maior Caps do ABC

Crédito:Angelo Baima / PSA

Você está em:

Santo André abriu nesta quarta-feira (21) as portas do novo prédio do Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) Iana Profeta Ribeiro, que antes funcionava na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 123, no bairro Jardim, e a partir desta quinta-feira (22) passa a atender na Rua General Glicério, 527, no Centro. Com 746 metros quadrados de área construída, o equipamento é o maior deste tipo no ABC.

O Caps vai atender o público adulto e tem como diferenciais a proximidade com o Centro POP e com a Estação Prefeito Celso Daniel. Além disso, terá dez leitos – sendo sete masculinos e três femininos –, para que usuários acolhidos na unidade passem a noite. O atendimento é de porta aberta, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento, de segunda a sexta, das 7h às 19h, mas o funcionamento geral da unidade é 24 horas.

“Quando começamos em 2017 tínhamos problemas sérios na saúde, aos poucos fomos colocando a casa em ordem e hoje chegamos ao 40º equipamento modernizado na cidade no programa Qualisaúde. Nosso choque de gestão resolveu, mas quando iríamos começar a colher os frutos, veio a pandemia. Como ficamos dois anos para colocar a casa em ordem e dois anos de pandemia, agora tenho otimismo que teremos um 2023 muito melhor”, comentou o prefeito Paulo Serra. “Estou muito feliz por abrir as portas do maior Caps do ABC e dar ao andreense o tratamento que ele merece”, acrescentou.

Além dos dez leitos, o novo prédio do Caps conta com dois postos de enfermagem, uma farmácia, cinco salas de atendimento, três salas de grupos, refeitório, sala de TV, ambiência, dois vestiários para trabalhadores e para usuários, recepção e salas administrativas, tudo no padrão do programa Qualisaúde. A expectativa é que sejam realizados 5 mil atendimentos por mês no equipamento.  

“Nesse espaço, da forma que está sendo entregue, cada sala é um jardim, porque floresce todos os dias, mas floresce mais ainda a liberdade de cada usuário. A inauguração desse Caps é o símbolo primordial de trabalharmos a saúde com liberdade. Importante ressaltar que no ano que vem teremos mais três unidades em três prédios públicos, o que mostra a importância que Santo André dá para a saúde mental”, comentou o secretário de Saúde, José Police Neto, referindo-se ao novo Caps AD Vila Luzita, a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil do Jardim Guarará e a Unidade de Acolhimento Adulto do Parque Marajoara.

Compartilhar:

  • Data: 21/12/2022 07:12
  • Alterado:21/12/2022 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados