SAMU de Mauá prepara servidores leigos
Entidade realiza treinamento de primeiros socorros para equipe de Serviços Urbanos. Medida busca preparar leigos para situações já enfrentadas no cotidiano profissional
- Data: 13/04/2015 16:04
- Alterado: 13/04/2015 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Evandro Oliveira/PMM
Aprender a agir quando se depararem com pessoas em situações convulsão, engasgadas, queimadas e outros casos, é o que a Prefeitura de Mauá pretende ao oferecer treinamento para 15 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos no curso promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na próxima terça-feira (14). O curso começa às 8h e terá três horas de duração, na sede da Secretaria, à rua dr. Fernando Costa, 492 – Vila América.
Os servidores vão conhecer como funciona o SAMU e alguns serviços, como, por exemplo, o trabalho do médico regulador, que faz o atendimento por telefone das ocorrências e determina a classificação de risco da situação, enviando a ambulância adequada para o local onde está a vítima. A partir do quadro encontrado no local, a equipe da ambulância ou da motolância define se a vítima deve ou não ser encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.
“O curso foi pensado considerando as experiências encontradas no dia a dia, que dependem de uma ação imediata enquanto aguarda a chegada da nossa ambulância. Nosso objetivo é preparar multiplicadores para estas informações entre servidores”, disse o coordenador do SAMU Mauá, Adalberto Silva Cerqueira.
Com o treinamento e informação, pretende-se acabar com algumas crenças, como, por exemplo, a de que a língua enrola durante uma convulsão. Os servidores serão esclarecidos que durante a crise convulsiva deverão proteger a cabeça da vítima para evitar alguma lesão. E que, na verdade, por se tratar de músculo, a língua endurece como os demais músculos do organismo, além de que, após a crise, a vítima deverá ser deitada de lado para evitar engasgamento com a saliva.