Sala Itaú Cultural recebe Patrícia Bastos, Jussara Silveira, Ná Ozzetti e Ceumar

Ná Ozzetti se apresenta ao lado dos músicos Dante Ozzetti – que também participa do show de Patrícia Bastos – e Mário Manga

  • Data: 27/09/2023 09:09
  • Alterado: 27/09/2023 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Sala Itaú Cultural recebe Patrícia Bastos, Jussara Silveira, Ná Ozzetti e Ceumar

Ná Ozzetti

Crédito:Luan Cardoso

Você está em:

Entre os dias 5 e 8 de outubro (quinta-feira a domingo), a Sala Itaú Cultural recebe uma nova série de shows. Patrícia Bastos abre com uma jornada envolvente pelos sons autênticos da região norte do país, na qual o Batuque e o Marabaixo se entrelaçam celebrando a riqueza cultural dessa região do Brasil. No dia seguinte, Jussara Silveira apresenta A Voz do Coração, celebrando os 10 anos de seu encontro com o pianista Antonio Guerra e com o baterista Marcelo Costa.

Por sua vez, no sábado, a cantora e compositora Ná Ozzetti se junta aos músicos Dante Ozzetti e Mário Manga para apresentarem um conjunto de novas composições da paulistana sexagenária. Ceumar encerra essa série, no domingo, em apresentação comemorativa aos seus 35 anos de carreira, com participação especial do multi-instrumentista Webster Santos.

De quinta-feira a sábado, os espetáculos começam às 20h, e no domingo, às 19h. Todas as apresentações são gratuitas e contam com tradução simultânea em Libras. Os ingressos podem ser reservados pela plataforma INTI – https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/.

Sons do Batuque e Marabaixo

A macapaense Patrícia Bastos se apresenta no dia 5, ao lado de Dante Ozzeti, no violão, guitarra e direção musical, Fi Maróstica, no baixo, Fernando Sagawa, nos sopros e teclado, e Hian Moreira, na bateria. Ela leva músicas de toda sua carreira no repertório desse show, repleto de ritmos e batuques do norte do Brasil.

Em seu repertório estão algumas composições de Joãozinho Gomes com parceiros, como Nilson Chaves, Val Milhomen, Dante Ozzetti e Enrico Di Miceli. São elas: Luz de Lampião, Mei Mei, Batom bacaba, Mal de Amor, Incantu, U Amassu i u Dubradu Jeito Tucuju, Cobra Sofia e Afroindias. Também, Rodopiando, de Ronaldo Silva, Causou, de Dante Ozzetti com Luiz Tatit, e No Laguinho, Banto e Domingo de Páscoa, as três de Paulinho Bastos, fazem parte do espetáculo.

Defensora da cultura amazônica, a artista incorpora elementos da música regional e celebra a diversidade cultural da região em suas obras. Com voz doce e cativante, Patrícia ganhou reconhecimento no Brasil e no exterior. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles, o Pixinguinha Funarte, em 2009, e o Prêmio da Música Brasileira, em 2014, além de ter sido indicada ao 18° Grammy Latino. Em 2010, foi contemplada pelo Rumos Itaú Cultural, quando gravou uma apresentação de Eu sou caboca.

Reinterpretações

No dia 6, Jussara Silveira comanda o show A Voz do Coração, originalmente desenvolvido para o formato on-line, durante a pandemia, tornando-se presencial depois. Nele, celebra os 10 anos de seu encontro com o pianista Antonio Guerra e com o baterista Marcelo Costa, que a acompanham na performance no IC.

O repertório traz uma seleção de canções, todas fruto do encontro do trio, com especial destaque para o álbum que inaugurou essa parceria: Ame ou se Mande. Lançado em 2011, é composto por reinterpretações de canções consagradas da música popular brasileira.

O público do IC ouvirá Três, de Marina e Antônio Cícero, A Voz do Coração, de Celso Fonseca e Ronaldo Bastos, Ifá, de Cézar Mendes e Capinan, O Nome da Cidade e Dama do Cassino, de Caetano Veloso, O Dia que Passou, de Toni Costa e Luiz Ariston, Contato Imediato, de Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown, Choveu, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, Tenho Dó das Estrelas, de José Miguel Wisnik, Doce Esperança, de Roberto Mendes e J.Velloso, Ludo Real, de Vinicius Cantuaria e Chico Buarque, Babylon, de Zeca Baleiro, Marcianita, de José Imperatore Marcone e Galvarino Villota Alderete, Canta meu Semba, de Paulo Flores, Lemba, de José Manoel Canhanga, e Dê um Rolê, de Moraes Moreira e Luiz Galvão.

Novas composições

Ná Ozzetti, ao lado dos músicos Dante Ozzetti e Mário Manga, apresenta um conjunto de novas composições, no dia 7. Além das recentes criações, o setlist é composto por outras canções autorais que marcaram sua trajetória artística.

O show faz parte de um trabalho realizado em 2022 e lançado em formato de documentário, baseado no processo de gravação das canções, com direção de Luan Cardoso. Se Você Aparecer, o nome do projeto, traz músicas de Ná em parcerias com Joãozinho Gomes, Luiz Tatit, Rodrigo Sestrem, Romulo Fróes, Zeca Baleiro e Zélia Duncan. Algumas delas são: Clamor da mata, Ouvi falar, Meus planos, Tempo escondido e Estopim.

Celebração

Ceumar recebe, por sua vez, o multi-instrumentista Webster Santos, na comemoração de seus 35 anos de carreira. O espetáculo chega ao IC no dia 8, recém-saído do forno, dando continuidade à trajetória da musicista mineira, que o apresentou semanas antes na Caixa Cultural.

O repertório conta com Mãe, Avesso, Gira de meninos, Reinvento, Por quê, O seu olhar, Dindinha, Lá, Cantiga, Achou!, Encantos de sereia, Todas as vidas do mundo, Turbilhão, Silencia, Tão veloz a vida passa e Gírias do norte.

SERVIÇO:
Dia 5 de outubro (quinta-feira, às 20h)
Patrícia Bastos
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/
Classificação: livre

Dia 6 de outubro (sexta-feira, às 20h)
Jussara Silveira
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/
Classificação: livre

Dia 7 de setembro (sábado, às 20h)
Ná Ozzetti
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/
Classificação: livre

Dia 8 de setembro (domingo, às 19h)
Ceumar
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/
Classificação: livre

Compartilhar:

  • Data: 27/09/2023 09:09
  • Alterado:27/09/2023 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados