Sabina sedia palestra sobre doenças transmitidas por carrapatos
Febre maculosa é uma das principais enfermidades provocadas pelo parasita; encontro será realizado nesta quarta-feira (13) e as inscrições são gratuitas
- Data: 11/11/2013 17:11
- Alterado: 11/11/2013 17:11
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Nesta quarta-feira (13), às 15h30, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, em parceria com o Instituto Brasil Novo – responsável pelos cuidados com os animais do espaço – promove a palestra Doenças Transmitidas por Carrapatos. O palestrante convidado é o médico veterinário João Fábio Soares, doutorando do departamento de medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da USP (Universidade de São Paulo), que abordará os aspectos relacionados à epidemiologia e ao controle de doenças transmitidas por carrapatos em cães.
Os parasitas são pequenos aracnídeos que necessitam de sangue para sobreviver e se reproduzir. Trazem grande desconforto para os cães e, por carregarem seus próprios minúsculos parasitas, podem transmitir doenças graves para os animais e para os seres humanos. Dentre elas, as mais conhecidas no Brasil são a febre maculosa (transmitida principalmente pelo carrapato-estrela), a babesiose canina e a erliquiose canina (transmitida principalmente pelo carrapato-vermelho-do-cão).
A iniciativa da Sabina faz parte de uma programação especial do espaço em trazer profissionais da área de saúde para debater assuntos de interesse da sociedade em geral, como a questão da saúde pública, entre outros temas. Em setembro a palestra abordou o tema Leichmaniose Canina.
A atividade é aberta ao público em geral e os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail [email protected].
SERVIÇO
Sabina realiza palestra gratuita sobre ‘Doenças Transmitidas por Carrapatos’
Data: quarta-feira (13), às 15h30
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135)
Estacionamento gratuito.
É necessária inscrição prévia.
Mais informações pelo telefone 4422-2001.