Sabesp amplia modelo pioneiro de serviços integrados no saneamento
O novo Serviços Integrados Sabesp leva para toda a Companhia o conceito de Centro de Serviços Compartilhados, visando aumentar eficiência operacional através de padronização
- Data: 04/09/2023 09:09
- Alterado: 04/09/2023 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Sabesp
Crédito:Reprodução
A Sabesp ampliou seu modelo de gestão integrada com o lançamento da Superintendência de Serviços Integrados. Batizado de SIS (Serviços Integrados Sabesp), o modelo leva para toda a Companhia o conceito de CSC (Centro de Serviços Compartilhados), já adotado na Região Metropolitana de São Paulo de forma pioneira no setor de saneamento, agora com um escopo ainda maior, tanto em processos como volumetria, além de uma forte conexão com transformação digital. O SIS é parte fundamental para o Programa Uma Só Sabesp, pois vai integrar e atender toda a Companhia através da transversalidade de processos.
“Esse é um passo importante, que materializa boa parte dos nossos esforços em unificar a empresa. É um esforço para combinar o que a Sabesp tem de melhor, para que a gente tenha uma empresa única e um processo de tomada de decisão que siga a mesma governança e seja transparente para todos. Ou seja, uma confluência de vontade entre as áreas”, diz o diretor-presidente André Salcedo.
“É um trabalho de construção. Queremos criar um CSC próprio, com as características da Sabesp para construir algo em que todo mundo consiga se enxergar”, explica a diretora Econômico-Financeira e de Relações com os Investidores, Catia Cristina.
O SIS será responsável por integrar as demandas de diversas áreas em todos os 375 municípios atendidos pela Empresa, padronizando e otimizando processos e trazendo uma maior sinergia entre os colaboradores. Isso vai permitir ganhar escala, ampliar a eficiência operacional e racionalizar recursos financeiros. A implementação será feita de forma escalonada, em quatro ondas – a primeira já concluída e todo processo deve ser finalizado em 12 meses.
O SIS foi pensado com o cliente em seu centro, de forma que esse possa focar em seus objetivos estratégicos. Adicionalmente, visa ser uma plataforma digital de serviços, tendo como foco a experiência do cliente.
“A Companhia pensou um modelo moderno de gestão administrativa e buscou o que tem de melhor em uma estrutura descentralizada e centralizada. Nosso slogan é integrar serviços para compartilhar recursos”, conclui Max Carneiro, superintendente de Serviços Integrados Sabesp.