Sábado (06) é dia de votar para o Conselho Popular de Saúde de Diadema
Votação acontece nas 20 Unidades Básicas de Saúde do município
- Data: 02/05/2023 16:05
- Alterado: 02/05/2023 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
Está marcada para este sábado (06), das 8h às 16h, a eleição que vai decidir a nova composição do Conselho Popular de Saúde (CPS) para o período de 2023-2025. A votação acontece de forma simultânea nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Todos os moradores da cidade podem votar, desde que seja residente da área de abrangência da respectiva UBS em que é matriculado, ser maior de 16 anos e apresentar documento com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, carteira de conselho de classe ou e-título com foto) e o cartão de matrícula da UBS de referência (com data de emissão até 26/04/2023).
“As unidades estão preparadas para receber os eleitores e que a população possa escolher tranquilamente os conselheiros de saúde que vão nos ajudar a fortalecer o SUS na cidade até 2025. É um momento importante e contamos com a participação de todos”, afirmou José Antônio da Silva.
Neste dia, das 8h30 às 16h, as UBSs vão realizar ainda vacinação (Covid-19 e Influenza) para o público elegível de cada imunizante, além de atividades de acompanhamento com os beneficiários do programa Bolsa Família.
Como vai funcionar
Cada UBS vai eleger quatro conselheiros, sendo dois titulares e dois suplentes. Ao todo, a população vai eleger 80 conselheiros, sendo 40 titulares e 40 suplentes. Conheça os candidatos, por UBS, aqui:
A apuração será realizada em cada UBS tão logo termine a votação. O primeiro e o segundo candidatos mais votados serão os titulares; o terceiro e quarto candidatos mais votados serão suplentes. Em caso de empate será eleito o candidato de maior idade.
Pelo regulamento, a votação deverá atingir um quórum mínimo de 100 pessoas, comprovadas em lista de votantes. Não alcançando o quórum previsto, nova eleição será realizada durante a semana, na respectiva Unidade Básica de Saúde que não atingir a meta.
Atribuições do conselheiro do CPS
O trabalho do conselheiro de saúde é voluntário, ou seja, exercido sem remuneração. Entre suas funções está representar os interesses da população nas decisões político-administrativas relativas à saúde e ser um canal de participação direta do movimento e entidades populares na área.
Também consta como sua função acompanhar as atividades da UBS e o desenvolvimento de ações, programas e projetos implantados pela Secretaria Municipal da Saúde, cumprir rigorosamente o Regimento Interno do CPS e representar o CPS junto ao Conselho Municipal de Saúde definindo políticas e prioridades. Também participam dos Conselhos Gestores junto às UBSs.
Comissão Eleitoral
A Comissão Eleitoral (CE), do Conselho Popular de Saúde (CPS), responsável por todo o processo eleitoral é composta pelos seguintes integrantes: Bernadete Bruno de Oliveira, Celso de Oliveira e Souza, Cleunice Fernandes de Azevedo, Espedita Francisca da Silva Almeida, João Batista Araújo de Oliveira, José Roberto da Silva, Maria de Fatima Pereira Lima, Maria de Abreu Komatsu, Marlene da Silva e Pedro Joaquim da Cruz.
Para maiores informações sobre o processo eleitoral consulte o Edital publicado no Diário Oficial do município em 10 de março e disponível para consulta em: .
Serviço:
Eleição do Conselho Popular de Saúde (CPS) – Mandato 2023-2025
Dia: Sábado, dia 06 de maio
Horário: das 8h às 16h
Locais de votação: 20 UBSs