Rússia alerta EUA de graves consequências por envio de mísseis Patriot
Porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, disse que "os EUA se tornarão efetivamente uma parte" na guerra na Ucrânia
- Data: 16/12/2022 13:12
- Alterado: 16/12/2022 13:12
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
A Rússia alertou ontem que se o governo americano confirmar o envio do sofisticado sistema de defesa aérea Patriot à Ucrânia seria “outro movimento provocativo dos EUA” e poderia levar a uma resposta de Moscou.
A porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que “os EUA se tornarão efetivamente uma parte” na guerra na Ucrânia e estarão sujeitos a “respostas à altura”. O alerta foi feito um dia após os relatos de que os EUA enviarão a Kiev mísseis terra-ar Patriot, os mais avançados que o Ocidente já forneceu, para ajudar os militares da Ucrânia a repelir ataques aéreos russos.
Zakharova acrescentou que a crescente assistência militar dos EUA, que inclui a transferência de tais armas sofisticadas, “significaria um envolvimento ainda mais amplo nas hostilidades e poderia acarretar possíveis consequências”. Ela não especificou quais seriam as consequências, mas o presidente russo, Vladimir Putin, falou na quarta-feira sobre “ataques preventivos” como os realizados pelos EUA em outros conflitos.