Rui Falcão prepara candidatura à presidência do PT
O ex-presidente do PT busca liderar o partido novamente, com apoio de uma corrente interna, como resposta às políticas moderadas do governo atual
- Data: 07/02/2025 11:02
- Alterado: 07/02/2025 11:02
- Autor: Redação
- Fonte: PT
O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e atual deputado federal Rui Falcão, representando São Paulo, está se preparando para lançar uma candidatura à presidência do partido. A eleição está marcada para julho deste ano e, segundo informações, Falcão contaria com o respaldo da corrente interna conhecida como Articulação de Esquerda, mesmo que não tenha vínculos formais com o grupo.
Falcão e sua trajetória no PT
Rui Falcão já teve a oportunidade de liderar o PT em duas ocasiões: entre 1993 e 1994 e novamente entre 2011 e 2017. A sua possível candidatura é vista como uma resposta crítica às políticas moderadas e voltadas ao mercado que têm sido implementadas pelo governo atual. No final de 2022, ele se destacou ao ser um dos poucos deputados a se opor ao pacote de cortes proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A Articulação de Esquerda e a definição do candidato
Valter Pomar, principal liderança da Articulação de Esquerda, confirmou que a ala pretende apresentar um candidato para a presidência do partido, mas se esquivou de afirmar que este seria Falcão. “Consideramos muito importante que haja diversas candidaturas. E achamos muito bom que Rui também seja candidato”, declarou Pomar.
A definição do candidato da Articulação de Esquerda ocorrerá em um congresso programado para os dias 14 a 16 de março, onde as estratégias e os nomes que irão concorrer deverão ser discutidos amplamente.