Rodrigo Garcia participa de seminário sobre desafios da mobilidade no estado de São Paulo
Desafios para expansão do Metrô e da CPTM e sobre o Trem Intercidades foram debatidos em evento da Folha
- Data: 12/12/2022 15:12
- Alterado: 15/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Seminário Desafios da Mobilidade no Estado de São Paulo
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O governador Rodrigo Garcia fez a abertura, nesta segunda-feira (12), do seminário Desafios da Mobilidade no Estado de São Paulo, promovido pelo Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo. Durante o evento houve duas mesas de discussão sobre os desafios para a expansão do Metrô e da CPTM e sobre linhas intermunicipais, como o Trem Intercidades.
“São Paulo mais do que dobrou sua área de Metrô em mais de 20 anos. A cidade demanda muito mais opções de linhas, mas é importante a gente contextualizar o que São Paulo fez comparado com os outros estados do Brasil. São Paulo avançou nesses últimos anos e hoje nós temos um sistema de metrô que é de boa qualidade, é aprovado pelo usuário, mas ainda é insuficiente do ponto de vista de sua abrangência. O desafio do governo e da própria sociedade é pactuar a importância dessas obras para que a gente tenha uma cidade cada vez mais com qualidade de vida“, afirmou o governador.
O Governo do Estado possui, simultaneamente, cinco linhas em obras no Metrô e na CPTM: Linha 2-Verde, Linha 6-Laranja, Linha 9-Esmeralda, Linha 15-Prata e Linha 17-Ouro. O investimento é de R$ 32 bilhões e elas vão garantir 35 novas estações ao longo de 40 quilômetros de trilhos.
A atual gestão retomou a Linha 6-Laranja de Metrô, maior obra da América Latina, com geração de nove mil empregos. Com investimento de R$ 18 bilhões, a linha tem previsão de conclusão em 2025 e vai ligar a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, a São Joaquim, no Centro, por meio de 15 estações em 15,3 quilômetros.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos transporta cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), além dos trens do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à iniciativa privada.