Rodrigo Ciríaco traz o clima dos saraus de periferia da capital paulista para o FLIV 2023
Escritor e educador paulistano apresenta a intervenção poética ‘Te pego lá fora e outras coisas’ nesta segunda-feira (7/8), às 19h30, no Cine Fliv
- Data: 06/08/2023 10:08
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
O escritor, educador, ilustrador e produtor cultural Rodrigo Ciríaco, de São Paulo, marca presença no Festival Literário de Votuporanga (FLIV) com a intervenção poética “Te pego lá fora e outras coisas”, que abre a programação do Cine Fliv nesta segunda-feira (7/8), às 19h30.
O paulistano participa há mais de dez anos do movimento de saraus de periferia da capital paulista. E é esse clima de sarau que ele estabelece em sua apresentação no FLIV 2023. A intervenção poética tem como base uma das obras de Ciríaco, o livro de contos “Te Pego Lá Fora”.
Publicado de forma independente em 2008 pelas Edições Toró, com apoio do Programa Vai, “Te Pego Lá Fora” é uma das principais obras ficcionais contemporâneas sobre o universo da escola pública urbana. Nos contos da publicação, Ciríaco executa habilmente a difícil transposição da oralidade cotidiana da periferia para uma expressão literária. Formas coloquiais como “prôfi”, “prussôr” ou “quem quisé fazê” permeiam os textos, amparadas pela versatilidade formal que vai do microconto à dramaturgia, passando por narrações em primeira pessoa e cômicas histórias.
Desde 2011, contos de “Te Pego Lá Fora” já foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano e alemão, sendo publicados nos EUA, França, Itália, Alemanha, Argentina, Espanha e México. Mais de 15 mil exemplares da obra já foram vendidos, e, em 2021, o livro foi adotado pela Sala de Leitura do governo estadual.
Sobre o autor
Rodrigo Ciríaco é educador, escritor, ilustrador, historiador e produtor cultural. Autor de cinco livros, entre eles “Te Pego Lá Fora”, “Vendo Pó…esia” e “Vovó virou semente”, adotados em salas de leitura da Prefeitura de São Paulo e do governo do Estado.
É idealizador da Pedagogia dos Saraus, método de incentivo à leitura, produção escrita, difusão literária e formação de educadores. Fundador do espaço cultural Casa Poética e do coletivo Mesquiteiros, Ciríaco já foi convidado da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), Arte da Palavra – Sesc, Bienal do Livro SP, Primavera Literária Europa x Brasil, Salão do Livro de Paris, Flipelô, entre outros eventos ligados à literatura. É também o criador do SarauZim.
Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
De 6 a 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)
Agendamento de visitas escolares: (17) 3421-8218 (ramal 214)
Mais informações: flivotuporanga.com.br