Ribeirão Pires reforça conscientização contra a dengue nas escolas municipais
Palestra foi promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses na E.M. Lavínia de Figueiredo Arnoni
- Data: 12/11/2021 16:11
- Alterado: 12/11/2021 16:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Informação
Crédito:PMETRP
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires (CCZ), ligada à Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 11, uma palestra sobre prevenção e conscientização de medidas para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses aos alunos da Escola Municipal Lavínia de Figueiredo Arnoni. A ação contou com o apoio da Secretaria da Educação e faz parte da Semana de Mobilização para Prevenção das Arboviroses e do Programa Saúde na Escola (PSE).
Além dos informativos entregues às crianças, os Agentes de Zoonoses mostraram uma maquete de uma casa e explicaram como devem ficar os utensílios para que seja evitada a água parada, bem como todos os vírus que podem ser transmitidos pelo mosquito – Zika, dengue, Chikungunya e febre amarela. Ao final da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de sanar todas as dúvidas.
“As crianças tem certas perguntas que são muito interessantes, então provocar essa imersão e transmitir esse conhecimento é uma forma de conscientização não só para os alunos, mas também para os pais, porque eles vão chegar em suas respectivas casas e comentar sobre as atividades e começar a agir, tirando os pontos de água parada dos vasinhos de plantas, por exemplo”, comentou o veterinário Paulo Sérgio França, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses.
Para a secretária de Educação, Rosí de Marco, a palestra foi de grande valia e segundo ela, o material entregue será trabalhado em sala de aula. “São conteúdos interessantíssimos que tiram o aluno daquela zona de conforto e com certeza trabalharemos os conteúdos no dia a dia e também nas aulas, sob coordenação dos nossos professores”, salientou.
As ações do CCZ prosseguem neste final de semana. Amanhã, sábado, dia 12, será realizada orientação à população e panfletagem nos parques Oriental e Luiz Carlos Grecco.