Ribeirão Pires realizou encontro de pipas no Mirante Santo Antônio
Atividade integra programação da Consciência Negra promovida pela Prefeitura durante todo o mês de novembro
- Data: 18/11/2019 10:11
- Alterado: 18/11/2019 10:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires realizou encontro de pipas no Mirante Santo Antônio
Crédito:João Damásio
Nesse domingo, 17 de novembro, a Secretaria de Participação e Inclusão Social (SPAIS) da Prefeitura de Ribeirão Pires realizou encontro de pipas no Mirante Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos da cidade. Moradores de diferentes idades e visitantes prestigiaram o evento, que integra a programação da Consciência Negra no município.
José Carlos Quinelato, 67 anos, morador da Vila Gomes, chegou cedinho com os netos, Miguel, de 7 anos, e Fernando, de 12, para prestigiar a atividade. “Sobre do encontro pela Internet. A gente sempre procura um lugarzinho pra ir quando meus me visitam e achei esse interessante. Hoje a molecada fica muito no sofá. É importante fazer eventos que trazem atividades antigas que estão se perdendo com o celular, como pipa, peão, pra aproximar as crianças”, disse.
O neto mais velho, Fernando Quinelato, morador de Itaquera, aprovou o evento. “Solto pipa direto na rua do meu avô e no prédio que moro. Gostei (do encontro) porque aprendi jeito novo de soltar a pipa”, contou.
Além de resgatar brincadeiras antigas, a ação teve proposta que relembrar parte da história dos negros no Brasil. “Um fato pouco conhecido de nossa história é a utilização de pipas por sentinelas do quilombo dos Palmares, para anunciar a aproximação de algum perigo. Estamos trazendo aos amantes da prática o aprendizado de parte da história da resistência negra no País”, explicou a secretária de Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires, Elza da Silva Carlos.
Programação da Consciência Negra segue até o final do mês em Ribeirão
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Prefeitura promoverá programação especial gratuita na Praça Central da Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/nº), a partir das 17h, com apresentações de Hip Hop, Samba, Capoeira e Matrizes Africanas.
No dia 25 de novembro, a partir das 19h, a OAB Ribeirão Pires receberá a palestra “Auto de Resistência, Genocídio e o Encarceramento da Juventude Negra”. Roda de conversa com líderes de religiões de matrizes africanas, com o tema “A intolerância Religiosa”, será realizada no dia 28 de novembro, às 19h, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro. O encerramento da programação acontecerá no dia 29 de novembro, a partir das 19h, na sede da OAB Ribeirão Pires, com a palestra “Legislação Aplicada aos Crimes de Racismo”.
Na última quinta-feira, 14 de novembro, a OAB de Ribeirão Pires sediou palestra gratuita sobre “Lei do Abate e o Racismo Religioso”.
Programação em celebração ao mês da Consciência Negra:
Dia 20/11 – a partir das 17h
Dia da Consciência Negra
Hip Hop, Samba, Capoeira e Matrizes Africanas
Local: Praça Central da Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/nº – Centro).
Entrada gratuita.
Dia 22/11 – às 19h
Palestra com Eduardo Taddeo, ex-líder do Facção Central
Local: Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Jardim Pastoril)
Ingressos: Casa da Juventude e Artes Urbanas (Avenida Santo André, 1013 – Centro Alto), das 8h às 17h.
Entrada gratuita.
Dia 25/11 – às 19h
Palestra “Auto de Resistência, Genocídio e o Encarceramento da Juventude Negra”.
Local: OAB Ribeirão Pires – Rua Presidente Kennedy, 133 – Centro.
Entrada gratuita.
Dia 28/11 – às 19h
Roda de conversa com líderes de religiões de matrizes africanas, com o tema “A intolerância Religiosa”
Local: Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Jardim Pastoril).
Entrada gratuita.
Dia 29/11 – às 19h
Palestra “Legislação Aplicada aos Crimes de Racismo”.
Local: OAB Ribeirão Pires – Rua Presidente Kennedy, 133 – Centro.
Entrada gratuita.