Ribeirão Pires promoveu programação especial em celebração à Consciência Negra

Prefeitura realizou, em parceria com a OAB da cidade, palestras, além de atividades que valorizaram cultura afro-brasileira

  • Data: 03/12/2019 15:12
  • Alterado: 03/12/2019 15:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires promoveu programação especial em celebração à Consciência Negra

Ribeirão Pires promoveu programação especial em celebração à Consciência Negra

Crédito:João Damásio

Você está em:

Durante novembro, a Secretaria de Participação e Inclusão Social da Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu atividades gratuitas para celebrar o Mês da Consciência Negra – data comemorada em 20 de novembro.

Em parceria com a OAB da cidade, foram realizadas palestras com temas “Lei do Abate e o Racismo Religioso”, “Auto de Resistência, Genocídio e o Encarceramento da Juventude Negra” e “Legislação Aplicada aos Crimes de Racismo”. As atividades aconteceram na sede da instituição, com entrada gratuita.

A programação desse ano foi marcada pela realização do 1º Encontro de Pipas, no Mirante Santo Antônio, no dia 17 de novembro. O evento reuniu moradores e visitantes de diferentes idades.  Além de resgatar brincadeiras antigas, a ação teve proposta que relembrar parte da história dos negros no Brasil.

“Um fato pouco conhecido de nossa história é a utilização de pipas por sentinelas do quilombo dos Palmares, para anunciar a aproximação de algum perigo. Estamos trazendo aos amantes da prática o aprendizado de parte da história da resistência negra no País”, explicou a secretária de Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires, Elza da Silva Carlos.

Atividades culturais também foram realizadas no Dia da Consciência Negra (20/11), na Praça Central da Vila do Doce, com samba de roda, matrizes africanas e hip hop.

O rapper, ativista, escritor e compositor Eduardo Taddeo, ex-líder do Facção Central, também foi destaque das atividades. Cerca de 200 munícipes acompanharam a palestra “Os jovens Negros e a Violência Policial”, ministrada pelo rapper, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, no dia 22 de novembro.

No dia 28, o Anfiteatro Arquimedes Ribeiro sediou roda de conversa sobre “A intolerância Religiosa”, com líderes de religiões de matrizes africanas. O objetivo das atividades foi fortalecer a luta contra o preconceito, promover o respeito e valorizar as raízes culturais do povo negro.

Compartilhar:
1
Crédito:João Damásio
1
Crédito:João Damásio Ribeirão Pires promoveu programação especial em celebração à Consciência Negra
1
Crédito:João Damásio
1
Crédito:João Damásio

  • Data: 03/12/2019 03:12
  • Alterado:03/12/2019 15:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados